46ª Exposição de Animais de Surubim será na última semana de agosto

Exposição de Animais de Surubim, em 2024. | Foto: Lulu/Surubim News
Denominada de Edição Dr. José Nivaldo Barbosa, a Sociedade dos Criadores de Surubim realizará entre os dias 27 e 31 de agosto a sua 46ª Exposição de Animais.
Na cerimônia de abertura, na noite da quarta-feira (27), será descerrada uma placa na sede da Sociedade dos Criadores denominando-a de Casa Dr. José Nivaldo Barbosa. Ele que foi um dos pecuaristas mais importantes da nossa região esteve à frente da instituição representativa dos criadores do município no período áureo da pecuária surubinense. Seus animais da raça Indubrasil foram premiados não somente nas exposições regionais nordestinas, mas, também, na maior exposição de gado zebuíno do país que se realiza em Uberaba (MG).
O grande painel de Francisco Brennand existente no Parque Senador Antônio Farias foi conseguido por ele enquanto presidente da Sociedade dos Criadores e é motivo de orgulho para Surubim pois Brennand é um ícone da arte e da cultura nacional.
Quanto à Exposição, pode-se afirmar ser a mostra de gado mais antiga de todo o interior do Estado inserindo-se, portanto, na História pecuária de Pernambuco.
Com o “rankeamento” das raças zebuínas Gir e Nelore, que terá o juiz Ricardo Leite da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) como o avaliador dos rebanhos, provavelmente todas as 257 argolas disponíveis no parque, para bovinos, estarão ocupadas. Somente dessas duas raças encontram-se inscritos cerca de 200 animais. Surubim e região participarão com búfalos e gado Jersey, Gir, Holandês e Sindi.
Os equinos serão representados em sua maioria pelos pôneis. A novidade para este ano são os suínos. Por outro lado, o fortalecimento do setor de ovino-caprinocultura está em expansão. Prevê-se para esta exposição o dobro do número desses animais em relação aos que se fizeram presentes na edição anterior. Trata-se de um segmento pecuário que vem se expandindo no nosso município e em sua vizinhança.
Além dos coelhos, com dezenas de raças que estiveram na edição passada, esta mostra contará até, como curiosidade, com exemplares de lhama e alpaca.
A 46ª Exposição de Animais de Surubim promete ser uma das maiores dos últimos 20 anos e tem o patrocínio do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
(Fonte: Correio do Agreste)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.