88 anos de Surubim: celebração, algumas ressalvas e muito brilho!
88 ANOS DE SURUBIM ///
Eu sou dos tempos em que os desfiles cívicos tinham apenas bandas marciais e alunos marchando de farda (geralmente obrigados e em troca de nota), exceto por algumas alegorias e carros decorados. Hoje em dia o desfile cívico de Surubim parece uma mistura de escola de samba, micareta, romaria, show de talentos e apresentação circense. Muita pompa!
O fato é que a mudança de percurso foi pertinente para 2016 e até visionária. Pois ontem à tarde, por alguns minutos, notou-se a presença de militantes portando bandeiras que “poluíram” a João Batista em prol de um apelo de campanha eleitoral desnecessário para o momento solene. Imagina se o desfile tivesse passado próximo ao comitê instalado na mesma rua.
Mesmo com o percurso menor, vale pontuar também o desgaste dos últimos participantes. Nem tanto pela organização, que foi aparentemente bacana, mas mais pela imensa quantidade de escolas, dividas em várias alas que se apresentaram na frente do palco por minutos, alongando o evento consideravelmente. Isso precisa ser revisto para o ano que vem.
No entanto, apesar dos pesares e ressalvas, o aniversário dos 88 anos de Surubim foi celebrado divinamente. Por meio do tema música, viu-se um leque de ritmos, cronologicamente descritos e representados com harmonia. Fazendo do desfile cívico de 2016 um momento de celebração, pra revitalizar os laços com a terra amada, expondo o brilho de um povo determinado e talentoso!
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.