Cresce o número de jovens que não trabalham no país!

(fonte: Valor Econômico)
 
O desemprego cresceu em todas as faixas etárias no primeiro trimestre deste ano, frente ao fim do ano passado, mas afetou proporcionalmente mais a parcela jovem da população. De acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira, a população de 14 a 24 anos desempregada cresceu para 5,6 milhões no primeiro trimestre, 600 mil pessoas a mais em relação ao fim do ano passado (+11,9%).
 
O desemprego costuma crescer no início do ano por fatores sazonais, com a dispensa de trabalhadores temporários contratados no fim do ano por atividades como comércio, serviços e indústrias. No comércio, as vagas temporárias costumam absorver jovens.
 
O aumento do desemprego foi maior entre os jovens do que em outras faixas da população. Entre as pessoas de 25 a 39 anos, a alta foi de 10,4% no primeiro trimestre, frente aos últimos quatro meses do ano passado, para 4,67 milhões.
 
Na faixa etária de 40 a 59 anos, o número de desempregados chegou a três milhões de pessoas, aumento de 11,6% frente ao fim do ano passado. E de 60 anos ou mais, eram 336 mil pessoas em busca de emprego, 8% a mais.
 
Com as demissões neste início de ano, a taxa de desemprego cresceu, desta forma, para 28,1% entre os jovens de 18 a 24 anos e 43,6% entre jovens de 14 a 17 anos. O desemprego nessas faixas etárias preocupa por uma série de fatores, como perda de autoestima e de experiência para o futuro profissional.

Notícias Recentes