Chuva traz alívio para o sertão de Pernambuco
Com o pasto verdinho, bodes e ovelhas têm alimentação farta. A chuva que caiu esse ano foi suficiente para encher a Barragem do Icó, em Santa Maria da Boa Vista, que estava completamente seca. Os agricultores da região têm água garantida para matar a sede dos animais por pelo menos dois anos.
Foram cinco anos de seca intensa. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima, de janeiro a maio desse ano já choveu quase o dobro do mesmo período do ano passado. Dos 39 reservatórios monitorados no sertão, 22 saíram da situação crítica, mas nem todo mundo está satisfeito.
No mesmo município de Santa Maria da Boa Vista dá para ver como as chuvas foram irregulares no sertão de Pernambuco. A água não foi suficiente nem para melhorar o nível dos reservatórios. O agricultor Manoel Ferreira cria cerca de 400 animais entre bodes e ovelhas. A pouca chuva deu só para fazer crescer algum pasto. Ele acredita que não vai ser suficiente para alimentar os animais durante todo o período seco.
(fonte: Globo Rural)
Portal voltado principalmente para Surubim & Região, por meio de notícias e opiniões. Mas também direcionado para assuntos relevantes no restante do Brasil e do mundo em geral.