Surubinense é escolhida em concurso do Senado

(escrito por: Richard Wagner)

O Estado de Pernambuco ganhou mais uma representante no Senado, pelo menos por uma semana. A estudante Maria Jéssica Silva de Almeida, de 16 anos, foi escolhida para participar do programa Jovem Senador. Um concurso de redação realizado com estudantes de até 19 anos de escolas públicas de todo o país.

A posse simbólica de Jéssica aconteceu na última terça-feira (18), no plenário do Senado, junto com as demais representantes dos outros 26 estados da federação. A solenidade foi presidida pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Ainda na terça, os jovens senadores escolheram os integrantes da Mesa Diretora – presidente do Senado Jovem, vice-presidente e 1º e 2º secretários.

Eis a posse simbólica da surubinense Maria Jéssica | Foto: divulgação

Eis a posse simbólica da surubinense Maria Jéssica | Foto: divulgação

O senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, mesmo estando em uma missão oficial nos Estados Unidos, parabenizou a jovem pernambucana. “Eles irão experimentar, no Congresso Nacional, esse verdadeiro exercício pela democracia. É algo muito importante, até para que se conscientizem a respeito da atividade política dos parlamentares e se tornem lideranças em suas localidades”, avalia Humberto.

Aluna do 1º ano do Ensino Médio na Escola de Referência Severino Farias, em Surubim, agreste de Pernambuco, Jéssica se classificou com a redação “Lei boa é lei cumprida”. Em 30 linhas, a jovem fez um texto afirmando que os parlamentares brasileiros precisam pensar na palicação da legislação que já existe no país antes de criar novas normas.

Maria Jéssica e outras estudantes do concurso Jovem Senador | Foto: divulgação

Maria Jéssica e outras estudantes do concurso Jovem Senador | Foto: divulgação

“Como senadora, não iria abarrotar a legislação com mais leis e mais leis, tentando agradar a opinião pública. Meu empenho seria em fazer valer aquelas já existentes, afinal de contas, como disse Charles de Montesquieu ‘leis inúteis enfraquecem leis necessárias’”, ressaltou a estudante no último parágrafo da redação.

Ela disse que pretende contribuir com o Brasil no pouco tempo que ficará no Senado. “Eu espero, sinceramente, poder contribuir para o benefício do país. Uma oportunidade como essa é bastante especial e a experiência de passar esses dias no Senado com certeza será muito enriquecedora e inesquecível”. Ao receber a notícia que foi classificada, Jéssica disse que os familiares ficaram surpresos. “Meus pais ficaram tão surpresos quanto eu, pois dentre tantas redações, nunca imaginaríamos que eu ficaria em terceiro lugar”, diz Jéssica.

Notícias Recentes