Você se acha empreendedor? Descubra o seu perfil
(Fonte: Diário de Pernambuco)
Desejo de protagonismo, otimismo, autoconfiança, coragem para aceitar riscos e resiliência. Esses são os cinco aspectos fundamentais para empreender segundo uma pesquisa da Endeavor Brasil, fomentadora de novos negócios. Para Pamela Gonçalves, diretora da instituição e responsável pelo levantamento, os empreendedores costumam apresentar os cinco pontos, mas um é predominante em cada fase do negócio. “O que identificamos é que para empreender é preciso pelo menos uma dessas características. Quem não tem nenhuma, não tem perfil empreendedor”, afirma.
A pesquisa revela também que 73% dos entrevistados priorizam a qualidade de vida em detrimento à superação constante. Para os pesquisadores, não querer ser sempre melhor é um dos problemas dos empreendedores brasileiros. A vontade de empreender é alta e 61% dos entrevistados declaram ter planos para abrir o próprio negócio nos próximos cinco anos. Entretanto, apenas 33% fizeram algum curso de empreendedorismo para se capacitar.
O estudo analisou ainda especificidades comportamentais, motivacionais e de gestão, o que permitiu segmentar a população nos perfis empreendedores natos, situacionistas, herdeiros, idealistas, “em busca do milhão” e “meu jeito”. Segundo Pamela, no Brasil existe uma predominância do empreendedor situacionista, que corresponde a 31% da população. Em segundo lugar vem o “em busca do milhão”, seguido por “meu jeito”. Os perfis idealistas, natos e herdeiros são mais raros. Em termos de potencial empreendedor, contudo, os natos, herdeiros e “meu jeito” apresentaram maiores chances de concretizar seus planos seguidos pelos “em busca do milhão, idealistas e situacionistas. (Confira qual o seu perfil no vídeo abaixo).
Sucos funcionais
Carlos Pompeu, sócio da Bigode Verde, rede delivery de sucos funcionais é um exemplo de empreendedor “meu jeito”. Esse perfil quer fazer tudo do seu jeito e costuma abrir um negócio por perceber que ninguém mais tem sua visão sobre algum produto ou serviço. No caso do engenheiro da computação, a ideia de montar a empresa surgiu quando ele resolveu fazer uma dieta com sucos e conseguiu perder 40 quilos em dois meses.
“Para fazermos os sucos, compramos uma máquina dos Estados Unidos que prensa as frutas sem quebrar as fibras. Quando começamos, há quase dois anos, não existia nada assim no mercado. Por isso decidimos investir em um negócio”, explica Pompeu, sócio de Marcílio Batista no negócio. Hoje, a Bigode Verde já tem pedidos para revenda em outros estados. “Temos pedidos até janeiro, fica até difícil encaixar alguma encomenda este ano”, revela. Em 2015, a dupla pretende ampliar a distribuição para o interior.
Pamela Gonçalves ressalta que conhecer o próprio perfil ajuda a escolher o melhor o negócio em que investir. “Identificar o seu perfil ajuda a compreender sua motivação, escolher melhor o negócio em que investir seu tempo e até a melhor estratégia a seguir”, explica. O estudo teve como base mais de 4 mil entrevistas e foram realizadas entrevistas em 14 capitais do país, como Recife, Belém, Curitiba, Goiânia e São Paulo.
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