Rainha Elizabeth 2ª morre aos 96 anos
A rainha Elizabeth
2ª morreu hoje (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia, e será sucedida no trono britânico por seu filho mais velho, Charles, informou o Palácio de Buckingham.
A monarca morreu na presença dos familiares, que foram chamados ao castelo nesta quinta-feira depois que os médicos da família mostraram preocupação com sua saúde.
Elizabeth 2ª vinha sofrendo desde o final do ano passado do que o Palácio de Buckingham chamou de “problemas episódicos de mobilidade”. Ela também tinha reduzido suas aparições públicas e, em alguns casos, foi representada em eventos por Charles e pelo filho mais velho dele, o príncipe William, que torna-se agora o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico.
Elizabeth 2ª herdou o trono de seu pai, o rei George VI, quando tinha apenas 25 anos, e reinou por 70 anos – o reinado mais longo da história do Reino Unido. Em 2015, ela superou a rainha Vitória (1819-1901), que ocupou o trono por 63 anos.
Além do Reino Unido, Elizabeth 2ª também era chefe de Estado de 14 países da Commonwealth (a Comunidade Britânica, que reúne antigas colônias), entre eles Austrália, Canadá e Nova Zelândia, e países do Caribe e ilhas do Pacífico.
A rainha era uma monarca constitucional. Isso significa que embora fosse a chefe de Estado, os poderes do cargo são simbólicos e cerimoniais, e aquele que ocupa o trono deve se manter politicamente neutro.
(Fonte: Forbes)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.