Nadadora de 99 anos quebra 3 recordes mundiais em um único dia: “Às vezes me sinto velha”

Betty Brussel, nadadora canadense de 99 anos, quebrou três recordes em um único dia de competição, no fim de semana, na cidade de Saanich, no Canadá. Disputando na categoria para atletas com idade entre 100 e 104 anos, ela completou os 400 metros de nado livre em 12min50s — diminuindo em quase quatro minutos o melhor tempo da prova — e estabeleceu outros duas marcas para as disputas de 50 metros, peito e costas.
 
“Quando estou correndo, não penso em nada. Nada. Eu apenas conto as voltas para saber quantas ainda me restam. Tento sempre encontrar um ritmo que consiga sustentar – nestas corridas exige-se muito do corpo. E na última volta, bem, dou tudo o que tenho”, disse Brussel, ao jornal britânico The Guardian.

Betty Brussel completa os 400 metros de nado livre em 12min50s, diminuindo o tempo em quase quatro minutos, e estabelece novas marcas para as disputas de 50 metros, peito e costas em sua faixa etária.

Brussel nasceu na Holanda, em 1924, e conta que aprendeu a nadar junto dos irmãos, em canais próximos a Amsterdã. Ela se mudou para o Canadá em 1959, ao lado do marido, onde criaram três filhos. A paixão pela natação surgiu na década de 1960, quando competiu nos Jogos Sênior da Colúmbia Britânica. “Eu não tinha ideia do que estava fazendo”, afirma. “Gosto muito de nadar. Eu adorava a sensação de deslizar pela água e isso me fazia sentir muito bem.”
 
(Fonte: Estadão)

Notícias Recentes