Cabocolino, documentário dirigido por surubinense, é premiado com R$ 14 mil pelo Ministério da Cultura

O Ministério da Cultura (MINC) divulgou o resultado do Prêmio Orlando Senna ao Curta-Metragem Brasileiro. Cada produção selecionada recebe R$ 14 mil e inclusa em um catálogo especial para ações de difusão do ministério e do Forcine.

Entre os vencedores, está o filme Cabocolino, que foi um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso de um aluno egresso do curso de Comunicação Social da UFPE, em Caruaru.

Cabocolino é um documentário de 15 minutos do ex-aluno de Surubim, João Marcelo Alves. A produção conta a história do brincante João de Cordeira, um artista que luta para manter viva a tradição do Bloco de Caboclinhos do Sítio Melancia, localizado no município de João Alfredo, Agreste Pernambucano.

João de Cordeira, atualmente com 82 anos, além de artista popular, é agricultor aposentado e tinha o sonho de prestar uma homenagem ao seu avô na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. O filme mostra a viagem do artista popular, da escolha de semente na árvore de Tambor ao encontro com o solo de seu antepassado.

A obra foi finalizada em 2022 e tornou-se uma referência entre os filmes produzidos no Agreste, acumulando mais de 32 premiações e menções honrosas em festivais, mostras de cinema e congressos.

O documentário já circulou em mais de 50 festivais e mostras de cinema do Brasil e até do exterior, destacamos as seleções na Mostra de Cinema de Tiradentes, Kinofórum, Festival de Cinema de Triunfo, Festival de Cinema de Vassouras, no Rio de Janeiro, e de outras regiões do país.

O Autor

João Marcelo é natural de Surubim, no Agreste de Pernambuco, documentarista e foi recentemente premiado com o Troféu Fernando Spencer no 15° Festival de Cinema de Triunfo com o curta-metragem Socorro & Mazé, artistas que ficaram em 2º Lugar na promoção do Vem Cantar Forró da TV Asa Branca em 2023.

(Fonte: G1)

Notícias Recentes