De um sonho à realidade: nasce o Exceler Vita – Instituto Vinicius Farias

Surubim viveu um momento especial neste domingo (25 de maio) com a inauguração do Exceler Vita – Instituto Vinicius Farias. Mais do que um novo espaço, o Instituto representa a realização de um sonho: o de um jovem generoso, cheio de empatia e desejo de transformar o mundo — o médico Vinicius Farias — que faleceu em agosto de 2023.

A missão do Instituto, inspirado por ele, é promover a saúde mental de adolescentes, sendo espaço de escuta, acolhimento e desenvolvimento de vínculos consigo, com o outro e com a comunidade, integrando cuidado, educação e prevenção para o fortalecimento da autoestima e da autonomia. A inauguração acontece a partir das 19h, em um espaço construído com muito carinho na Rua Tobias Duda, 25, no bairro de São Sebastião.

Um sonho nascido da dor e da esperança

A idealizadora do projeto é Eklaydja Farias, mãe de Vinícius e atual presidente do Instituto. Emocionada, ela compartilha que tudo começou com uma frase do filho: “Mãe, gostaria de fazer algo grande que pudesse mudar a vida de muitas pessoas.” Essa fala, dita um dia antes de sua morte, ecoou no coração de Eklaydja e deu origem ao que, meses depois, se tornaria o Exceler Vita — expressão em latim que significa “vida em excelência”.

“Eu me alimentei das memórias, das palavras que Vinicius deixou, e sentia que precisava fazer algo. Primeiro pensei em algo simples, como oferecer café da manhã a quem enfrenta dificuldades alimentares. mas entendi que era preciso mais. Não bastava apenas alimentar o corpo — era necessário alimentar também a alma”, conta.

Foi então que ela começou a reunir pessoas comprometidas com causas sociais, como a advogada Karla Ribeiro e a professora Valeria Nepomuceno (que atuaram no Centro Dom Helder Câmara) e Rodrigo Moreira (que atuou como Coordenador de Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Assistência Social de Surubim). Além disso, contou com a participação de pessoas que tiveram importância na vida de Vinicius e dela, como Zinadja Andrade, Betânia Leal, Magda Cavalcanti, Débora de Santana, João Guilherme Medeiros e Gerdo Saraiva, que juntos com Eklaydja, formam o grupo fundacional do Exceler Vita.

A partir dai, foram pesquisas e conversas que ampliaram o interesse na temática e de como seria a atuação do Instituto. “Fui ouvindo, pesquisando, lendo, refletindo, estudando e conhecendo experiências, como a do Instituto Dara, no Rio de Janeiro, que começou a desenvolver suas atividades com os recursos de uma rifa de um lençol… e percebi que também podíamos começar pequeno, mas com um grande propósito”, enfatiza.

Da fundação à casa que acolherá vidas



Em novembro do ano passado, o Instituto foi oficialmente fundado. A partir de então, os esforços se voltaram para encontrar uma sede adequada. O espaço escolhido foi uma casa ampla e acolhedora, que pertencia ao padre Geraldo, localizada em uma área de fácil acesso, mas discreta, respeitando o cuidado que a saúde mental exige.

Voluntários ajudaram na reforma e estruturação do espaço. O local conta salas de escuta, sala de reunião, espaço de convivência, recepção e ambiente para oficinas com os jovens — tudo pensado com propósito, funcionalidade e respeito.

Projeto piloto: cuidar da mente desde cedo

O Exceler vita nasce com um projeto piloto voltado à prevenção e promoção da saúde mental de adolescentes. A partir de junho, o Instituto atuará nas escolas públicas de Surubim, começando pelas escolas Severino Farias e Oliveiros de Andrade Vasconcelos.

A metodologia prevê seis encontros quinzenais com turmas do 9º ano (nas escolas municipais) e do 1º ano do ensino médio (nas estaduais). Oficinas, esquetes teatrais e produções escritas serão ferramentas para identificar sofrimentos e promover diálogos saudáveis. Casos mais delicados serão encaminhados ao Instituto para acompanhamento junto às famílias, com apoio psicológico e parceria com a Prefeitura de Surubim. “A ideia é fazer o que muitas vezes falta: escutar de verdade, enxergar o outro, oferecer cuidado, acompanhar para que os adolescentes que eles desfrutem de uma vida plena de sentidos e conquistas.”, reforça Eklaydja.

Mobilização, parceria e os “Anjos Doadores”

A estrutura do Instituto conta com uma equipe comprometida: uma assistente administrativa contratada e, ainda no processo de seleção, profissionais de psicologia e serviço social. Toda a equipe fundadora atua de forma voluntária. Para manter as atividades, o Instituto se apoia em campanhas de arrecadação, como rifas e doações mensais feitas pelos chamados Anjos Doadores.

“Hoje, temos mais de 100 Anjos Doadores — pessoas que entenderam a causa, nos acolheram, se emocionaram; que compreenderam que a doação é a forma mais pura de amor ao próximo. E vamos continuar apresentando o projeto, visitando empresas, casas, buscando apoio. O apoio do poder público é fundamental, mas até que ele se formalize, precisamos demais da colaboração dos Anjos Doadores e das demais pessoas”, reforçou.

Além disso, o Instituto promoveu encontros e iniciou o processo de oficinas de planejamento estratégico para traçar o trabalho dos primeiros três anos, definindo cinco linhas de atuação: Fortalecimento da Governança e Gestão Institucional; Sustentabilidade Financeira e Captação de Recursos; Qualificação Técnica e Metodológica; Articulação Comunitária e Mobilização Social; e Diagnóstico Territorial Participativo.

A inauguração do Exceler Vita – Instituto Vinicius Farias é um marco na história de Surubim, mas, acima de tudo, é uma resposta de amor diante da dor. “Esse Instituto é minha forma de continuar amando meu filho. Ele não está presente fisicamente, mas está em cada detalhe, em cada passo dado, em cada jovem que será acolhido e terá sua vida transformada. É como se cada um deles fosse um pedacinho de Vinicius, transformando o mundo. É o sonho dele que se tornou nosso. Um sonho que virou missão.”

(Fonte: Portal da Cidade Surubim)

Notícias Recentes