Governadora Raquel Lyra sanciona empréstimo de R$ 1,5 bilhão

Ao lado de deputados estaduais aliados, a governadora Raquel Lyra (PSD) sanciona nesta terça-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, a autorização para o governo estadual contrair empréstimo no valor de R$ 1,5 bilhão. O projeto prevê a aplicação dos recursos em obras de infraestrutura, como a do Arco Metropolitano e duplicação da BR 232.

Enviada em regime de urgência ainda em 20 de março deste ano, a matéria teve a tramitação atrasada em quase seis meses, sendo o principal instrumento na disputa entre governo e oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O impasse culminou com o trancamento da pauta legislativa em maio.

A própria governadora Raquel Lyra chegou a fazer pressão pela aprovação do projeto de forma reiterada, reforçando a necessidade dos recursos para as obras do governo.

Após ser escolhido relator na Comissão de Justiça, o deputado Waldemar Borges (MDB) passou a cobrar o governo para que prestasse contas de operações anteriormente autorizadas pela Casa de Joaquim Nabuco. Na Comissão de Finanças, o projeto recebeu a primeira mudança com a proposição do deputado Antônio Coelho (UB) de que metade do valor da operação fosse distribuído entre todos os municípios pernambucanos.

A mudança aumentou o tensionamento entre oposicionistas e governistas que já a consideravam inconstitucional. A sugestão foi acatada por Borges, que apresentou um texto substitutivo ao projeto, aprovado por maioria na Comissão de Justiça em 18 de agosto.

Na última terça-feira (9), o projeto foi pautado no plenário, onde, numa articulação da base governista, o substitutivo foi derrubado e o texto original votado e aprovado por maioria simbólica.

(Fonte: Folha PE)

Notícias Recentes