Crise em Jucazinho obriga Compesa a apelar por aumento de carros-pipa do exército

Diante da crise no abastecimento causado pela escassez de chuvas, a Compesa, o Exército e a Defesa Civil de Pernambuco deverão ampliar o envio de carros-pipa aos municípios abastecidos pelo Sistema Jucazinho, em Surubim, no Agreste. A barragem chegou à situação critica de contar com apenas 1,28% de sua capacidade.

Na reunião, conduzida pelo presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, e pelo secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, ficou definido que a Defesa Civil Estadual vai mobilizar os municípios atendidos pelo Sistema para formalizar, junto ao Exército, pedidos de aumento da frota de carros-pipa destinada às áreas rurais e distritos.

Entre as localidades abastecidas por Jucazinho estão Surubim, Casinhas, Salgadinho, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Toritama, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá. No entanto, a Compesa não informou quais irão receber a Operação Carro-Pipa.

A ampliação faz parte da Operação Carro-Pipa, coordenada nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A expectativa é que todos os municípios continuem abastecidos diante das mudanças. Segundo os órgãos, o reforço permitirá otimizar o uso dos recursos hídricos, liberando para o abastecimento urbano a água hoje transportada por caminhões das prefeituras e da Compesa para zonas rurais. A articulação envolverá Defesa Civil, municípios e Exército, antes de ser encaminhada ao Governo Federal.

(Fonte: Diario de Pernambuco)

Notícias Recentes