A falta de arborização adequada em Surubim: problema recorrente, que se agrava atualmente

Esta semana uma árvore foi podada de forma agressiva na Praça Dídimo Carneiro, gerando revolta na população. | Foto: Lulu/Surubim News
Arboricultura em foco: com o passar das décadas e transformações urbanísticas (para o bem e para o mal), Surubim substituiu casarões por salões comerciais, enfeando o Centro em nome da “evolução da cidade”.
Árvores foram cortadas para desofuscar fachadas, através de decisões das autoridades e ações da sociedade civil, sem passar pelo crivo de engenheiros estruturais e agrônomos.
Não é de hoje que a arborização deixa a desejar, corroborando para o aumento do calor. Ana Célia, Túlio Vieira, Flávio Nóbrega, Humberto Barbosa, Zé Arruda e outros gestores precedentes, também tiveram seus equívocos e omissões no quesito.
Todavia, desde janeiro de 2025, na Avenida São Sebastião, Avenida Agamenon Magalhães, à frente da Policlínica Estefânia, em praças e outras vias, com derrubadas e podas que mais parecem mutilações, (a gestão de) Chaparral faz da motosserra, ferramenta (fetichista) de trabalho. Às vezes, desnecessariamente. E sem uma compensação à altura, definitivamente!
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.













