Primeiros estudantes de Casinhas selecionados em 2016 pelo “Ganhe o Mundo” viajam para o Chile
Selecionados do município de Casinhas na quinta edição do Programa Ganhe o Mundo, os estudantes Fernando Barbosa da Silva, 16 anos, morador do sítio Gruta Funda, e Valdízia Alves da Silva, 16 anos, moradora da comunidade de Lagoa de Pedra, viajaram na última sexta-feira (22) para o Chile. Além dela, outras duas estudantes do 1º ano do ensino médio da EREM João XXIII também foram selecionados pelo programa em 2016 e deverão estar embarcando para outros países no mês de setembro. Fernando e Valdízia estiveram em companhia de parentes e da secretária de Educação de Casinhas, Maricely Andrade, no momento do embarque, no Aeroporto Guararapes, no Recife. Em sua página no Facebook, Valdízia postou uma foto exibindo sua nova residência durante a estadia pelos próximos seis meses no Chile.
Criado pelo Governo de Pernambuco em 2012, o Programa Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da rede pública estadual de educação fomentarem a aprendizagem em um segundo idioma, por meio da vivência prática em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2015, o PGM já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália. O programa oferece aos estudantes a oportunidade de cursarem um semestre letivo em escola de High School, além de seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host Family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00.
Fundador do 1° jornal de Casinhas, o extinto “Casinhas Hoje”; correspondente há 20 anos do jornal Correio do Agreste, de Surubim; e editor há 7 anos do 1° blog de notícias da cidade, o Mais Casinhas. O comunicador pioneiro também foi realizador do 1° filme rodado no lugar, “Passarelas, Uma História de Carnaval”, selecionado pelo “Revelando os Brasis”. E é um dos coordenadores do Núcleo Agreste Setentrional da Associação dos Blogueiros de PE.