Acidente com caminhões de ajuda humanitária deixa 20 mortos e mais de 30 feridos em Gaza, afirma Defesa Civil

A Defesa Civil de Gaza, administrada pelo Hamas, informou nesta quarta-feira a morte de 20 pessoas, além de mais de 30 feridos, após caminhões de ajuda humanitária capotarem sobre uma multidão no enclave.

— O caminhão capotou enquanto centenas de civis aguardavam por ajuda alimentar na área de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza — disse o porta-voz da Defesa Civil, Mahmud Bassal, à AFP. — O veículo foi forçado pelo Exército israelense a seguir por rotas perigosas que haviam sido bombardeadas e estavam em más condições.

A Defesa Civil ainda informou que o número total de caminhões comerciais capotados foi de quatro — algo que, segundo eles, se deve às estradas acidentadas e perigosas. Segundo o jornal israelense Haaretz, esses veículos estavam entre os 26 caminhões comerciais que transportavam ajuda para Gaza na terça-feira, como parte do plano de Israel de permitir a entrada de alimentos no enclave por meio do setor privado. Quatro deles capotaram e 10 motoristas ficaram feridos.

De acordo com a rede britância BBC, multidões teriam se movido em direção aos caminhões, subindo em cima deles, fazendo com que os motoristas perdessem o controle nas estradas irregulares. O porta-voz da associação de transporte privado em Gaza, Jehad Isleim, afirmou que, dos 26 caminhões, 20 passaram em segurança, enquanto seis foram saqueados.

Em comunicado, o governo do grupo terrorista Hamas denunciou que “apesar da recente autorização limitada de alguns caminhões de ajuda humanitária, o ocupante [Israel] está obstruindo deliberadamente a passagem segura e a distribuição dessa ajuda”.

“Está forçando os motoristas a pegar rotas lotadas de civis famintos”, acrescentou. Esse “comportamento deliberado e criminoso frequentemente termina com multidões desesperadas atacando os caminhões e confiscando seu conteúdo à força”.

Quando questionado pela AFP, o Exército israelense indicou que está verificando essas informações.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, também administrado pelo Hamas, mais 138 pessoas foram mortas pelas forças israelenses nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortos desde o início da guerra para 61.158. A pasta ainda afirmou que 87 pessoas morreram enquanto tentavam obter ajuda e outras 570 ficaram feridas.

(Fonte: O Globo)

Notícias Recentes