Alemão canta brega funk e veste uniforme de escola pública de Pernambuco em clipe
O cantor alemão Silez lançou um brega funk em homenagem ao carnaval. No clipe de “Karneval”, filmado na cidade de Colônia, na Alemanha, Silez e os dançarinos dançam o “passinho” famoso no estado, enquanto vestem fardas da rede pública de ensino de Pernambuco.
“No início, eu me conectei com a dança e com o ritmo. Eu não entendia o brega funk por completo, porque as palavras eram muito difíceis para mim. Mas depois de ver como o ritmo move as pessoas, e como tudo se encaixa nesse estilo moderno de música, eu não conseguia parar de produzir novas canções”, contou Silez ao G1.
Segundo ele, a admiração pelo brega funk foi imediata. “Eu me apaixonei pelo modo como as pessoas dançam e celebraram, e como o ritmo entra em seus corpos”, afirma.
Quem apresentou o estilo a Silez foi a produtora cultural Rafaela Rodrigues, pernambucana que tem parentes na Alemanha. Os dois se conheceram em 2019, quando o cantor estava querendo investir no funk brasileiro.
“Na época, ele cantava misturas de funk com pop”, conta Rafaela. Desde o ano anterior, a pernambucana já produzia festas de brega funk em Colônia, algumas delas em parques públicos, com uma caixinha de som.
“Os alemães me perguntavam o que as pessoas estavam cantando. Imagina eu ter que traduzir ‘flexiona a tcheca’ ou ‘mete o fio dental e passa o óleo no bumbum’. Era complicado. Então eu disse: minha gente, tenho que encontrar alguém que cante brega funk em alemão”, lembra.
Foi Rafaela que apresentou a história do funk brasileiro ao cantor alemão, fazendo ele conhecer músicas de DJ Marlboro e da gravadora Furacão 2000. Em seguida, a produtora introduziu o ritmo do Recife, que estava estourando com MC Loma.
Depois disso, Silez começou a fazer aulas online de “passinho” com um dançarino pernambucano. Ele e Rafaela se aproximaram ainda mais e acabaram se casando.
Farda de Pernambuco
Foi Rafaela que defendeu que Silez usasse a farda de Pernambuco no clipe, para representar o estado. O objetivo era deixar claro que o brega funk surgiu no Nordeste, não no Sudeste do país, que começou a consumir o gênero.
“Eu sou muito bairrista. Então, quando vai falar de Recife, de Pernambuco, eu falo com essa paixão”, diz ela. As cenas foram filmadas durante uma festa para marcar os 200 anos do carnaval de colônia, que, segundo Rafaela, lembra muito os festejos brasileiros.
“No dia do clipe, os meninos paravam a gente no meio do carnaval e diziam ‘a camisa do Tik Tok, a camisa do Tik Tok’. Porque a camisa de Pernambuco é o uniforme mundial do Tik Tok”, afirma a produtora.
Na letra da música, Silez cita estar fazendo o primeiro brega funk da Alemanha e diz que o ritmo, nascido em Pernambuco, chegou em Colônia. “Celebramos o carnaval. Bebemos, rimos, fumamos e dançamos brega funk”, ele canta.
A canção também celebra o multiculturalismo de Colônia. “Aqui é fácil se apaixonar”, diz a letra.
(Fonte: G1)
Portal voltado principalmente para Surubim & Região, por meio de notícias e opiniões. Mas também direcionado para assuntos relevantes no restante do Brasil e do mundo em geral.