Alexandre Lima, confeiteiro de Surubim, participa do programa “Que Seja Doce” do GNT

Filho da Dona Josefa e do saudoso Seu Jerônimo, Alexandre Lima (@zzexand), de 28 anos, é mais uma prova de que nosso município está repleto de grandes talentos. Nascido em Surubim, teve infância tranquila, brincando no bairro São Sebastião, onde estudou na Escola Maria Cecília.

Em 2015, ingressou no mercado de trabalho, atuando na indústria alimentícia da Capital da Vaquejada. Em seguida, viajou para o Rio de Janeiro, para reencontrar sua irmã. A visita tornou-se uma oportunidade para estabelecer-se profissionalmente na Cidade Maravilhosa.

Por lá, ele amadureceu, trabalhando nos âmbitos hoteleiro e gastronômico, antes de ingressar na confeitaria.

O confeiteiro de Surubim, Alexandre Lima, no seu ambiente de trabalho no Rio de Janeiro.

“Com bastante afeto, eu observava a minha mãe fazendo doces caseiros no fogão de carvão, quando era criança. Mas nunca imaginei que fosse um dia me tornar confeiteiro. Justamente, através da troca de experiências, aprendendo com outras pessoas, que me afeiçoei e me aperfeiçoei na área” – conta empolgado, Alexandre.

Quando já estava adaptado à profissão no Rio de Janeiro, a pandemia veio à tona. As dificuldades, decorrentes dos fechamentos de comércios, o fizeram perder o emprego em 2020. De volta a Surubim, trabalhou por aproximadamente 10 meses num supermercado.

O confeiteiro Alexandre Lima no Parque J. Galdino, em Surubim, anos atrás.

Entretanto, em 2021, uma nova oportunidade de contratação o fez retornar para o Rio. Dessa vez, com o auxílio providencial de uma amorosa pernambucana, fixada há anos no Sudeste.

“Soube de uma vaga num restaurante e consegui o emprego de auxiliar de confeitaria. Fui promovido para confeiteiro, participei do conceituado Rio Gastronomia, ganhei visibilidade. Graças também ao apoio e às dicas da chef, Ana Carolina Sales, uma mãe para mim, natural de Santa Cruz do Capibaribe”. – relata agradecido, Alexandre Lima.

Alexandre Lima ao lado da confeiteira, Luana Corbal, no Rio.

Alexandre Lima ao lado da confeiteira, Luana Corbal, no Rio.

Devidamente estabilizado, no segundo semestre de 2022, o confeiteiro de Surubim foi surpreendido no seu ambiente de trabalho da melhor maneira possível.

“Uma mulher, aparentando ser cliente e me vendo decorar bolos no restaurante, elogiou os meus doces e perguntou: ‘Você nunca pensou em participar de um programa de televisão?’” – descreve, Alexandre.

Dias após a abordagem inesperada, acompanhando as regras, Alexandre se inscreveu ao lado do seu amigo e igualmente competente na profissão, @august0carl0s, no “Que Seja Doce” do GNT. Com a participação da dupla, o primeiro episódio do reality show vai ao ar nesta segunda-feira, 1º de maio, a partir das 20h30 (disponível também no @globoplay).

O confeiteiro de Surubim, Alexandre Lima, no estúdio do programa “Que Seja Doce” do GNT. | Foto: Adalberto de Melo Pygmeu

“Viajamos a São Paulo para gravar o programa. Independentemente do resultado, realizei um sonho, aprendendo e trocando experiências. Agradeço ao GNT e @moonshot.pictures pela oportunidade. Espero que meu exemplo sirva de inspiração para que muita gente de Surubim, com potencial, pense ‘fora da caixa’ e saia da zona de conforto. Ousando e indo atrás dos seus objetivos” – finaliza o espirituoso confeiteiro, Alexandre Lima.

Notícias Recentes