Atraso na entrega de kits escolares afeta estudantes da rede pública em Pernambuco

A expectativa de todos os alunos e alunas da rede pública estadual e municipal de ensino é começar as aulas com os materiais e o fardamento devidamente entregues.

No entanto, essa ainda não é a realidade para muitos estudantes, que, apesar de o ano letivo de 2025 ter começado há pouco mais de um mês, ainda não receberam nem o uniforme escolar nem os materiais básicos, como caderno, lápis, borracha e caneta.

Na rede estadual de ensino, representantes da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), com apoio da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), lançou uma campanha de arrecadação de materiais escolares diante das inúmeras denúncias de alunos que ainda não receberam os kits deste ano.

O presidente da UMES, Kleyton Pimentel, conversou com a coluna Enem e Educação nesta segunda-feira (17) e explicou que tem recebido diversos apelos de estudantes que precisam dos materiais e do fardamento para continuar frequentando a escola.

“Estamos recebendo denúncias desde o início das aulas. Fizemos um ofício e tentamos contato com a Secretaria de Educação do Estado, mas não obtivemos resposta até o momento. Passamos por essa situação também em 2023, no primeiro ano do governo de Raquel Lyra, quando houve um atraso de sete meses”, criticou o presidente da UMES.

Kleyton explicou que não há um ponto de coleta fixo porque os gestores das escolas estariam receosos de receber materiais doados e depois sofrerem represálias. No entanto, os interessados em contribuir com itens escolares e fardas de anos anteriores, em bom estado de conservação, podem procurar a UMES (@umespernambuco) por meio das redes sociais da entidade.

“Foi pensando nos estudantes que não têm material algum e não estão conseguindo acessar a escola que iniciamos essa campanha para tentar ajudá-los, já que o Governo do Estado não está conseguindo suprir essa necessidade”, declarou.

(Fonte: JC)

Notícias Recentes