Bolsonaro acabou com o Bolsa Família por “pura inveja”, alfineta Renan Calheiros

O senador
Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, usou as redes sociais neste domingo (31) para criticar o presidente Jair Bolsonaro pela extinção do Bolsa Família. Segundo Renan, Bolsonaro acabou com o programa social por “pura inveja”.
 
No passado, o senador relatou a proposta que criou o Bolsa Família, durante o governo do ex-presidente Lula (PT).
 
“Bolsonaro acabou com o Bolsa Família, o maior programa de distribuição de renda do mundo por 18 anos. Em 2003 fui o relator do projeto. Pela primeira vez colocamos os pobres no Orçamento. Agora, por pura inveja e sanha destrutiva, Bolsonaro joga milhões de famílias na incerteza”, publicou Renan no Twitter.
 
Em novembro, ainda não há nenhuma confirmação oficial de qual benefício social os brasileiros necessitados irão receber. O governo tenta criar o Auxílio Brasil e já garantir o pagamento de R$ 400 , mas por enquanto não se sabe nem de onde virá o dinheiro. O “plano A”, a PEC dos Precatórios , está empacada no Congresso e não é unanimidade nem entre os apoiadores do governo federal.
 
O presidente Jair Bolsonaro garante ter um plano B para a questão , sem dar detalhes de qual seria. Segundo Igor Gadelha, colunista do Metrópoles, a ideia é editar um novo decreto de calamidade pública por causa da pandemia e, com isso, permitir um novo “orçamento de guerra”, que tem menos limitações de gastos. Na prática, o governo já sabe que deve precisar furar o teto de gastos, e busca a forma de fazer isso.
 
Além das incertezas temporárias, no longo prazo há ainda mais dúvidas. O Auxílio Brasil, como está desenhado, é temporário e acabaria no final de 2022. Depois desse período, não se sabe como ficariam os informais brasileiros, hoje protegidos pelo Bolsa Família, programa social já reconhecidamente importante para diminuir desigualdades e combater a fome no País.
 
(Fonte: IG)

Notícias Recentes