Brasil e Alemanha: 7 a 7 na cultura

À esquerda, a Deputada Benedita da Silva (PT-RJ), autora da Lei de Emergência Cultural. À direita a Chanceler Angela Merkel e a Federal Comissária do Governo para a Cultura e os Meios, Monika Grütters. | Fotomontagem: Google Imagens
O Bundestag (Parlamento alemão) acaba de aprovar um bilhão adicional para arte e cultura na Alemanha. Parte do pacote ‘Neustart Kultur’ (480 milhões de euros) destinará verbas de emergência à infraestrutura cultural, instituições e projetos culturais de pequeno e médio porte.
No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro sancionou no final de junho a Lei Aldir Blanc, Lei de Emergência Cultural aprovada pelo Congresso Nacional, de autoria da Deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que prevê a destinação de até R$ 3 bilhões para profissionais da área cultural e para espaços que organizam manifestações artísticas (obrigados a suspender os trabalhos por conta da pandemia).
Socióloga, Mestre em Sociologia (2018) e Bacharela em Ciências Sociais (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisa tecnologias cívicas, ciência aberta, democracia digital, algoritmos e sociedade de controle.