Casinhense Anna Júlia integra equipe de robótica que participará de evento em São Paulo
Estudante do 1o Ano do Ensino Médio no Colégio Marista Pio XII, na vizinha cidade de Surubim, Anna Júlia Cordeiro da Silva, 15 anos, integra a equipe do “Sustenta Bike”, um projeto que está dando o que falar, totalmente desenvolvido por alunos da respeitada instituição de ensino da Capital da Vaquejada — e que, simplesmente, se utiliza de uma bicicleta para gerar energia limpa a cada pedalada, ao mesmo tempo que carrega aparelhos de celular. “É um projeto extraordinário. E todos nós que estamos envolvidos carregamos uma grande responsabilidade nesta etapa de apresentação para o grande público. E não apenas pelo fato do nome do nosso colégio estar envolvido, mas sobretudo pelos ‘altos e baixos’ durante toda a etapa de criação do projeto. Mas valeu a pena e agora a gente está tendo a oportunidade de apresentar os resultados positivos de todo o nosso esforço”, conta Anna Júlia, que é moradora da comunidade do Diogo, no município de Casinhas.
.
O projeto, aliás, vem fazendo um enorme sucesso em eventos nacionais de tecnologia inovadora, surpreendendo pela performance e criatividade. Além do Congresso Internacional Marista, o grupo já esteve no Seminário Internacional sobre Resíduo Eletroeletrônico (SIREE), em Recife, e na Expotec, em João Pessoa/PB. No SIREE, por exemplo, o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, elogiou o projeto e o destacou como símbolo de um reuso inteligente e sustentável dos resíduos eletrônicos. Também estiveram presentes, no Seminário, Inamara Melo, secretária de Meio Ambiente da cidade do Recife, e Sérgio Xavier, secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ambos ressaltaram a importância do projeto e aproveitaram a oportunidade para convidar o grupo para participar de outros momentos semelhantes e significativos.
.
As reuniões do grupo de estudantes envolvidos na iniciativa – que desejam ir além no projeto da bike – ocorrem todas as sextas-feiras, no contra turno das aulas. Nesses eventos, as pessoas têm a oportunidade de testar a bicicleta, construída com materiais sucateados de impressoras velhas. “A ideia é converter a energia a partir da pedalada. O Sustenta Bike envolve a área de exatas e contribui com o ensino da Física e Matemática”, explica o professor de Robótica da unidade, Daniel Andrade, idealizador do projeto implementado em março de 2016. O projeto demorou um mês para ficar pronto. Esse tempo foi dedicado a realização de pesquisas e ao planejamento do projeto. Para a montagem da bicicleta, em uma semana, foram utilizados motores de impressora, ligação em série dos fios (positivo e negativo) para soma das potências que, juntas, geram 24 volts e 900 miliamperes de corrente. Ao pedalar, o gasto é de 5 volts para carregar o celular.
Fundador do 1° jornal de Casinhas, o extinto “Casinhas Hoje”; correspondente há 20 anos do jornal Correio do Agreste, de Surubim; e editor há 7 anos do 1° blog de notícias da cidade, o Mais Casinhas. O comunicador pioneiro também foi realizador do 1° filme rodado no lugar, “Passarelas, Uma História de Carnaval”, selecionado pelo “Revelando os Brasis”. E é um dos coordenadores do Núcleo Agreste Setentrional da Associação dos Blogueiros de PE.