Cientistas descobrem novo planeta do tamanho da Terra e com 50% de chance de ser habitável

Conceito artístico do exoplaneta candidato HD 137010 b, apelidado de "Terra fria" por ser um possível planeta rochoso ligeiramente maior que a Terra, orbitando uma estrela semelhante ao Sol a cerca de 146 anos-luz de distância. • NASA/JPL-Caltech/Keith Miller (Caltech/IPAC)
Um novo estudo publicado por astrônomos da Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Dinamarca identificou um novo planeta do tamanho da Terra e com 50% de chance de estar em uma zona habitável. Ele está a cerca de 146 anos-luz de distância.
Além das condições similares a terrestre, as condições climáticas do local são parecidas com as de Marte.
O estudo foi publicado esta semana no periódico Astrophysical Journal Letters. Denominado HD 137010 b, ele é considerado ainda um planeta candidato.
A descoberta foi feita através de dados coletados em 2017 por uma missão do telescópio espacial Kepler da NASA. Ele orbita a uma estrela que se assemelha ao sol.
Os especialistas acreditam que o planeta possui ‘cerca de 50% de chance de estar na zona habitável’ da estrela em que está.
“O que é realmente empolgante nesse planeta do tamanho da Terra é que sua estrela está a apenas [cerca de] 150 anos-luz do nosso sistema solar. O próximo melhor planeta ao redor de uma estrela semelhante ao Sol, em uma zona habitável, [ Kepler-186f ] está cerca de quatro vezes mais distante e é 20 vezes mais fraco”, conta a pesquisadora Chelsea Huang, da Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, uma das autoras do estudo.
Segundo ela, o planeta ainda possui uma órbita similar à da Terra, com cerca 355 dias. A do nosso planeta possui 365 dias.
O HD 137010 b foi detectado quando cruzou brevemente em frente à sua estrela, resultando em um breve evento de escurecimento.
(Fonte: CBN)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.













