Com apenas 2,7%, Barragem de Jucazinho deve voltar a abastecer 10 cidades
(fonte: Governo do Estado)
As chuvas do último final de semana, fizeram com que a Barragem de Jucazinho que estava completamente seca, acumulasse até esta quinta-feira (12), 9.099 milhões de m³ de água, o que representa 2,78% de sua capacidade máxima (327 milhões de m³). Este nível é considerado volume morto, no entanto, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já prevê a retomada do abastecimento para pelo menos 10 cidades no prazo de 40 dias.
A informação foi confirmada pelo gerente da unidade de negócios da companhia, em Caruaru, Mário Heitor Filho. “Em 2016 quando a barragem estava em colapso, a gente atendia 10 municípios com esse volume acumulado. É da mesma forma que nós estamos pensando, em voltar com o abastecimento de Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Surubim, Casinhas, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes e Salgadinho, para melhorar a situação dessas cidades que estão passando por um rodízio severo”, afirmou.
A captação da água deverá ser feita através de um sistema flutuante, segundo a Compesa. Um novo calendário de abastecimento será divulgado com o reinício das operações no reservatório. Antes de entrar em colapso em setembro de 2016, Jucazinho atendia 15 municípios.
Portal voltado principalmente para Surubim & Região, por meio de notícias e opiniões. Mas também direcionado para assuntos relevantes no restante do Brasil e do mundo em geral.