Com diminuição de chuvas, nível da Barragem de Jucazinho se estabiliza em 33%

Com a diminuição das chuvas na região, o nível da Barragem de Jucazinho, localizada na zona rural de Surubim, se estabilizou em 33% ou 66.764.000 m³. Os números foram divulgados neste domingo (17) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Nos últimos quatro dias, praticamente não houve variação, apesar do Rio Capibaribe permanecer com água.
 
Para ser ter uma idéia, em março, num intervalo de apenas cinco dias, o manancial saiu de 0,84% para 10,35%, um acréscimo de 9,51%. Já na quarta-feira, 29 de abril, o reservatório acumulava 30,29% e levou 18 dias para chegar a 33%. Uma diferença de 2,71% para um período de quase três semanas.
 
A barragem depende de chuvas nos municípios de Frei Miguelinho, Vertentes, Riacho das Almas, Toritama, Brejo da Madre de Deus e Jataúba para acumular água. Nestes locais, tem chovido pouco em maio, conforme mostra o acumulado de chuvas registrado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Veja os dados:
 
Toritama – 32,6 mm
Brejo da Madre de Deus – 21,5 mm
Jataúba – 19,2 mm
Santa Cruz do Capibaribe – 13,1 mm
Vertentes – 12,9 mm
Riacho das Almas – 0,0 mm
Frei Miguelinho – 0,0 mm
 
Além destas localidades, precipitações que ocorrem na área situada ao norte de Caruaru também influenciam no nível do manancial. Três riachos que cortam a zona rural daquele município, o Riacho da Onça, o Riacho Borba e o Riacho Carapotós, desaguam diretamente no Rio Capibaribe, abastecendo Jucazinho. O primeiro tem sua foz em Toritama e os dois últimos em Frei Miguelinho.
 
(fonte: Correio do Agreste)

Notícias Recentes