Compesa executa obra para garantir abastecimento durante manutenção do canal da transposição do Rio São Francisco

Fotos: Compesa
A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa está investindo R$ 3,6 milhões na implantação de um sistema flutuante de bombeamento na Barragem Góis, em Sertânia. A estrutura será estratégica para assegurar o abastecimento dos municípios que dependem do Eixo Leste da Transposição do São Francisco, especialmente durante períodos de manutenção programada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no Ramal do Agreste, como a que está sendo planejada pelo MIDR, ainda sem data definida para a sua realização, e que poderá ter 80 dias de duração.
O novo sistema permitirá a captação de até 3.000 litros de água por segundo para a Adutora do Agreste, garantindo o fornecimento de água para cidades como Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano, Caruaru, Fazenda Nova e Barra de Farias (Brejo da Madre de Deus). A conclusão da obra está prevista para outubro.
A iniciativa foi planejada após o Governo Federal sinalizar a proximidade de uma nova manutenção no canal da Transposição, o que comprometeria o abastecimento e ampliaria em até três vezes os intervalos do calendário de distribuição de água nas cidades atendidas pela Adutora do Agreste. A medida adotada pela Compesa é considerada essencial diante da importância das águas do rio São Francisco para o abastecimento de várias cidades do Agreste.
“Por isso, a governadora Raquel Lyra liberou os recursos necessários para viabilizar a obra, essencial para a continuidade da exploração das águas do rio São Francisco, mesmo durante períodos em que o canal da transposição necessite de paradas programadas para manutenção”, explica o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.
(Fonte: Compesa)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.