Concurso dos Correios: além de entregas, o que faz um carteiro?

Quando se pensa em um carteiro, provavelmente a imagem que vem à mente é do profissional vestido de amarelo e azul, percorrendo a cidade para fazer entregas. Mas as responsabilidades da profissão vão muito além disso.

O novo concurso dos Correios está com 3.099 vagas para agentes dos Correios, o nome formal dos carteiros. O salário inicial é de R$ 2.429,26 e qualquer pessoa que tenha o ensino médio completo pode concorrer às vagas.

Além da remuneração, os aprovados receberão benefícios como vale-alimentação, vale-transporte, auxílio-creche, plano de previdência complementar e plano de saúde.

Conforme a descrição do edital, as responsabilidades dos carteiros incluem coletar, receber, triar, conferir, recondicionar, distribuir, anotar, dar baixa e devolver objetos postais, mensagens telegráficas, contratos especiais e outros produtos e serviços da empresa.

As atribuições específicas envolvem ainda: pesquisar, rastrear, identificar e prestar contas dos objetos e documentos sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos apropriados e cumprindo normas de segurança. Também é necessário operacionalizar o processo produtivo telemático relativo à distribuição, seguindo padrões e normas estabelecidos.

De forma eventual e opcional, os agentes dos Correios podem participar de campanhas promocionais e sociais da empresa, divulgando produtos e serviços, sugerindo oportunidades de negócios e prestando informações sobre programas governamentais e o plano estratégico da empresa.

Por fim, os carteiros executam atribuições relativas ao atendimento e vendas em unidades de pequeno porte, sempre seguindo os padrões e normas estabelecidos.

Metas e treinamento

Assim como os demais funcionários dos Correios, os carteiros têm metas a cumprir. No caso deles, a meta é entregar todas as cartas e encomendas de seu setor no prazo, com os padrões de qualidade sendo estabelecidas e acompanhadas pelo Ministério das Comunicações.

Como não é uma tarefa simples, os candidatos aprovados passarão por um treinamento antes de iniciarem as atividades, segundo os Correios.

Esse treinamento visa fornecer práticas e métodos padronizados de trabalho, além de informações sobre o funcionamento institucional e o fluxo de trabalho das áreas de negócios e administrativas. A capacitação é coordenada pela Universidade Corporativa Correios.

Saiba mais sobre o concurso



O novo concurso dos Correios também está ofertando outras 412 para nível superior (cargo analista de Correios), cujo salário inicial é de R$ 6.872,48. As inscrições devem ser feitas até as 23h do dia 28 de outubro.

As provas estão previstas para o dia 15 de dezembro e serão aplicadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, abrangendo até 306 localidades. O prazo de validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Cronograma do concurso

Inscrições: 10/10 até 28/10/2024
Solicitação de inscrição com isenção da taxa: 10/10 até 11/10/2024
Data limite de pagamento das inscrições: 29/10/2024
Convocação para provas: 06/12/2024
Divulgação dos locais de provas: 09/12/2024
Aplicação das provas: 15/12/2024

(Fonte: G1)

Notícias Recentes