Conferência debate promoção da igualdade racial em Casinhas
A Prefeitura de Casinhas, por meio da sua Coordenadoria da Mulher, realizou na manhã desta segunda-feira, dia 2 de outubro, no Auditório da Escola São Luiz, a I Conferência Municipal da Igualdade Racial, que teve como tema “Pernambuco na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos”. A conferência municipal teve como objetivo debater questões como respeito, proteção e concretização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes, da população negra e comunidades tradicionais, fortalecendo as ações e a participação dessas pessoas em todos os aspectos da sociedade, além de promover maior conhecimento e respeito pelo legado, cultura e contribuições diversificadas da população negra, povos e comunidades tradicionais.
Participaram do evento a coordenadora municipal da Mulher, Carla Cabral, a secretária municipal de Assistência Social, Ediluce Leal, a vice-prefeita de Casinhas, Maria Pires, a secretária municipal de Saúde, Gilsamary Interaminense, o diretor municipal de Juventude, Janaildo Junior, o coordenador do CRAS, Leonardo Andrade, a coordenadora municipal do Programa Criança Feliz, Anielle Andrade, o diretor municipal de Ensino, Givanildo Melo, a estagiária da Assistência Social, Claudia Roberta, alunos da EREM João XXIII, além de representantes da Secretaria da Igualdade Racial de Pernambuco, da Coordenadoria Regional da Mulher e das prefeituras de Surubim e Vertente do Lério.
“Estamos aqui hoje realizando essa efetivação das políticas de promoção da igualdade racial e de apresentação dessas políticas a nível estadual e nacional, mas, principalmente, pra gente escutar os anseios da população de Casinhas. Então, hoje estamos aqui justamente debatendo isso: qualidade nos serviços de uma gestão pública, sem preconceitos e discriminação”, destacou Marta Almeida, integrante da Coordenação de Políticas de Igualdade Racial do Estado de Pernambuco, que ministrou palestra na ocasião.
O coordenador estadual da Igualdade Racial, Vicente Morais, também parabenizou a cidade pela realização da conferência. “Casinhas está de parabéns, juntamente com todo o seu secretariado, as equipes e seus gestores, os estudantes que também participaram. Quero dizer que podem contar com todos nós que representamos o Estado. Vamos aguardar os delegados daqui na nossa conferência estadual e, se Deus quiser, vamos tirar delegados de Casinhas para nossa representação na conferência nacional”, ressaltou.
Fundador do 1° jornal de Casinhas, o extinto “Casinhas Hoje”; correspondente há 20 anos do jornal Correio do Agreste, de Surubim; e editor há 7 anos do 1° blog de notícias da cidade, o Mais Casinhas. O comunicador pioneiro também foi realizador do 1° filme rodado no lugar, “Passarelas, Uma História de Carnaval”, selecionado pelo “Revelando os Brasis”. E é um dos coordenadores do Núcleo Agreste Setentrional da Associação dos Blogueiros de PE.