Conheça um pouco da história de Humberto Barbosa, ex-prefeito de Surubim
LUTO /// Faleceu às 16h10 de ontem (3), o ex-prefeito de Surubim, Humberto da Mota Barbosa. O político morreu em casa por complicações causadas pela doença de Alzheimer. O quadro de saúde dele piorou há cerca de uma semana após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Humberto foi prefeito de Surubim, duas vezes: de 1989 a 1992 e de 2001 a 2004. As gestões foram marcadas por obras que tiveram grande impacto na época, como a construção da cobertura do pátio da feira de frutas e verduras, com um telhado de aproximadamente 2.500 m² e as primeiras ruas asfaltadas da cidade. Outra ação de destaque, foi o resgate das festas juninas no Centro.
Filho de Arlinda da Mota Barbosa e José de Souza Barbosa, ele nasceu no dia 17 de julho de 1934. Era casado com Lêda Medeiros, com quem teve cinco filhos: Márcia, Carmen Lêda, Adriana, Humberto Filho e Castro Neto. A política é tradição na família desde o avô, o Major Presciliano da Mota Silveira, que foi vereador de Surubim. Humberto também era sobrinho do ex-prefeito e ex-deputado estadual Nelson Barbosa, irmão do ex-vice-prefeito Fernando Barbosa e do ex-deputado estadual Geraldo Barbosa, falecido há quase um ano.
Com o irmão Geraldo, foi sócio de usinas de beneficiamento de algodão em Surubim e Guanambi (BA). Também mantinham sociedade na GM Barbosa Empreendimentos Ltda, que gerencia a Rádio Integração FM. Ainda como empresário, era dono do Shopping 17 de Julho, uma galeria de lojas no Centro da cidade. Além dessas atividades, era pecuarista.
A prefeita Ana Célia, que foi vice dele, na segunda gestão, decretou luto oficial de três dias no município. O velório acontece na residência da família, na Fazenda Santo Antônio, às margens da Rodovia PE-90, na comunidade de Lagoa da Vaca, de onde o féretro sairá às 16h desta quarta-feira (4), para sepultamento no Cemitério São José, em Surubim.
Fundador e editor-chefe do Jornal Correio do Agreste, além de comentarista político, escritor, pecuarista e entusiasta cultural.