Dia da Inclusão Social em Surubim: conheça a história do alegre bebê, José Pedro, portador de ictiose congênita lamelar

O Dia da Inclusão Social comemora-se em 10 de dezembro. Nesta data de conscientização, conheça a história do simpático bebê, José Pedro, de 1 anos e 4 meses, portador de ictiose congênita lamelar – doença genética de pele.

Morador do bairro São José, em Surubim, José Pedro é o filho mais novo da estudante de nutrição, Débora Camilly

, de 23 anos, e do DJ Bruno César, de 29 anos.

Foto: Divulgação/WhatsApp

“Tive uma gestação normal, e até então não sabíamos da doença, e também não sabíamos que a doença existia. Descobrimos tudo após o nascimento dele. Eu como mãe me assustei e quase entrei em depressão. Já o pai, teve a reação mais segura e tranquila.” – relata Débora Camilly, após a descoberta da ictiose em José Pedro.

Diante da condição atípica de José Pedro, os cuidados específicos são necessários, para proporcionar saúde e bem-estar. “O tratamento consiste em hidratante corporal, óleo, medicamento em dias alternados e colírios. Além disso, nosso filho não pode ficar exposto ao sol por conta da sua condição, como também é orientado a não ter banhos muito demorados, a usar sabonete sem cheiro e usar roupas 100% algodão.” – resume Débora.

Foto: Divulgação/WhatsApp

Habituados à rotina para cuidar de José Pedro, com acompanhamento médico, incluindo uma dermatologista do IMIP e uma pediatra de confiança em Surubim, o desafio maior de Débora e Bruno é combater o preconceito. “O que mais enfrentamos hoje em dia é a discriminação, baseada na sua aparência. Por ser uma doença muito rara, as pessoas acabam fazendo perguntas deselegantes, olhando com nojo às vezes, entre outras situações.” – confessa Débora.

Apesar das adversidades, o que predomina na relação do casal com seu filho é o aprendizado com amor imensurável. “José nos fez acreditar que não importa a condição financeira que nós estamos, Deus sempre vai nos ajudar de alguma forma. Um bebê alegre e inteligente, que nos motiva a lutar por uma sociedade que tenha mais inclusão social.” – finaliza a dedicada mãe, Débora Camilly.

Foto: Divulgação/WhatsApp

Notícias Recentes