Duas barragens se rompem na Bahia e risco de enxurradas leva preocupação às populações ribeirinhas
O cenário dramático
causado pelas fortes chuvas que atingem o Sul e o Sudoeste da Bahia ganhou contornos ainda mais graves neste fim de semana. Com a quantidade de água, duas grandes barragens se romperam, levando desespero, risco de enxurradas e obrigando a moradores de cidades vizinhas a deixarem suas casas às pressas. A primeira foi no sábado (25), em pleno Natal, em Vitória da Conquista. A segunda, neste domingo (26), próximo ao município de Jussiape, na região da Chapada Diamantina.
Com o rompimento da primeira grande barragem, a prefeitura de Itambé — que fica a uma distância de aproximadamente 58km do local — alertou a moradores ribeirinhos, que vivem próximo Rio Verruga, para que deixem suas casas com urgência, devido ao risco de enxurrada. O riacho do represamento atinge rios que chegam até o município, e o Verruga já havia transbordado e alagado residências na madrugada de sábado.
Nas redes sociais, população de Itambé relata que a cidadezinha de pouco mais de 22 mil habitantes foi atingida pela maior chuva em duas décadas. No Dia de Natal, alguns bairros haviam registado alagamentos, como o Agenor Novaes, Centro e Sidney Pereira de Almeida. Centenas de famílias estão desabrigadas e desalojadas. Defesa Civil e a prefeitura estão nas ruas fazendo levantamento dos estragos e dando assistência para a população. As famílias afetadas foram abrigadas em uma escola.
Já na manhã deste domingo, o alerta chegou através da prefeitura de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, que anunciou que uma barragem havia se rompido na região, e que o perigo era grande no local. Num vídeo publicado pelo município, é possível ver a força da água. “Uma cheia jamais vista”, diz a descrição da gravação.
(Fonte: Folha PE)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.