Entrevista com os meninos de Os Aquamans
Igor, Eduardo, Filipão e Bruno são os surubinenses que formam a banda Os Aquamans (surf music). Apesar de muito jovens, mostram bastante desenvoltura pra música. No próximo sábado, dia 10 de outubro, no auditório do Severino Farias a partir das 20h, eles vão se apresentar num show de divulgação do seu primeiro álbum.
Surubim News: Olá, garotos! Como se conheceram? Falem um pouco de vocês e do propósito da banda? Como pensaram no nome e por que optaram por Surf Music?
Eduardo: Eu, Igor e Bruno tocávamos em outra banda. Mas ela acabou devido à saída do vocalista, que precisou morar em outra cidade. Então pensamos em montar outro projeto. Começou por diversão, pra desopilar. Depois pegamos gosto, levamos a sério. Daí surgiu Os Aquamans.
SN: Como veem a cena alternativa em Surubim? Alguma banda como referência?
Bruno: Meio carente na questão autoral, apesar da cena está bem movimentada e com bandas legais. A verdade é que ainda falta oportunidade para desempenharmos nosso trabalho com maior frequência. Apesar disso seguimos empolgados.
SN: Quais as inspirações e motivações para fazerem esse tipo de som numa terra tomada por forró e vaquejada?
Eduardo: Eu escuto Jovem Guarda, grupos de surf music do Brasil dos anos 60. Também a psicodelia inglesa do início do Pink Floyd. Cito ainda Cream, Hendrix. Mesmo que não seja ” a praia”da maioria dos surubinenses, gostamos do que fazemos. Os outros membros da banda têm outras ótimas referências musicais.
SN: Quantos shows já fizeram? Qual foi o que mais gostaram e por quê?
Bruno: O primeiro show foi na Semana da Cultura do ano passado na Praça Dídimo Carneiro. Ensaiamos rapidamente, foi meio no improviso, debaixo de chuva… Mas foi legal, apesar das dificuldades. Porém, o mais marcante foi um em Santa Cruz num festival chamado Capibaribe In Rock. Tinha um público legal, uma boa interação, o local era instigante. Tivemos a oportunidade de interagir com bandas de fora, foi bem bacana.
SN: Pretendem lançar algo? Se sim, qual o nome do trabalho?
Igor: Gravamos um álbum no estúdio de Tuca (guitarrista do Hanagorik). O processo foi demorado e cheio de imprevistos, mas gratificante. Tivemos incentivo financeiro de amigos, vale destacar. Nosso trabalho está disponível no YouTube.
SN: Imaginam-se vivendo apenas de música ou tratam como um hobby?
Igor: Gostamos de tocar, mas sabemos que é muito difícil viver só de música. Ainda mais deste tipo de música, longe dos apelos populares. Porém, o som da gente é acessível, apesar de instrumental. Basta o povo buscar, ter curiosidade e conferir.
SN: Bem, garotos, fiquem à vontade para as considerações finais. Obrigado pela entrevista.
Filipão: Gostaríamos de agradecer aos amigos e familiares. No dia 10 de outubro estaremos fazendo um show animado no auditório do Severino Farias a partir das 20h. Será uma apresentação pra divulgar nosso álbum na íntegra. Esperamos contar com a participação da galera. Vai ser um ótimo evento. Obrigado e fiquem na paz.
Abaixo o álbum de Os Aquamans:
[youtube width=430 height=280]FJAOH11Nj_8[/youtube]
Banda de surf music de Surubim (Pernambuco)
Disco gravado no TSD – TUCA STUDIO DIGITAL
Arte Gráfica: Danilo Leal & Thalita Rodrigues
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.