Estudante da ETE de Surubim faz intercâmbio nos Estados Unidos após ser selecionada pelo programa Jovens Embaixadores
O Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pelo Grupo +Unidos. O programa possui 6 meses de duração, contando com atividades pré-programa virtuais, orientação pré-partida na cidade de partida, 15 dias de intercâmbio e um período de implementação de projeto na sua comunidade.
O processo seletivo para ingressar no programa começou no dia 30 de junho e prosseguiu até o dia 1 de novembro, quando saiu o resultado. Maria Eduarda (@madxuz) contou com o apoio e orientação de sua professora de inglês, Silvana Sabino (@siilsabino).
“A vivência prática no programa é extraordinária e indescritível, desde a etapa virtual até a etapa presencial. O programa me moldou por completo e me ensinou muito sobre liderança, comunicação e proatividade. Nós entramos no programa e saímos completamente diferentes, prontos para sermos cidadãos ativos em nossa sociedade a partir do que aprendemos e vivenciamos. A própria orientação pré-partida que tivemos em São Paulo já foi suficiente para mudar completamente a minha visão de mundo. É necessário ter uma mente muito aberta para todas essas vivências.” – relatou a estudante, Maria Eduarda.
Vale frisar: em razão do seu bom desempenho na ETE, incluindo o conhecimento da língua inglesa, a capacidade de liderança e o espírito empreendedor, Maria Eduarda foi selecionada entre os estudantes de Ensino Médio da Rede Pública no Brasil.
“O período de 15 dias que passei nos Estados Unidos foi um choque cultural muito intenso. Existem muitas coisas que nossos países são diferentes e muitas que poderiam ser aplicadas um no outro para aprimorá-los. A ideia do programa é justamente fazer dos jovens uma ponte para esse intercâmbio cultural e socioeconômico. Fazer dos jovens protagonistas na diplomacia entre países é uma proposta importantíssima. Nesse sentido, o sentimento que eu tenho é de completa gratidão e felicidade por ter tido a oportunidade de participar dessa iniciativa tão importante.” – concluiu a estudante, Maria Eduarda, sobre sua experiência.
(Matéria: Maria Eduarda e Silvana Sabino)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.