Estudante de Belo Jardim alcança nota 1000 da Redação do Enem: “Exigiu muito preparo emocional”

Tudo virou motivo de comemoração desde que a estudante Camila Ellen Gonzaga Aguiar, de 19 anos, recebeu a notícia, nessa segunda-feira (13), por e-mail, de que havia tirado nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024). O texto tratou dos desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

Natural de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, ela concluiu os estudos em 2022, no Colégio Diocesano do município, uma instituição particular. A jovem foi a única pernambucana que conseguiu o feito este ano. No Brasil inteiro, 12 alunos fecharam a redação.

Em entrevista, Aguiar revelou que fez a prova na Escola Municipal Sebastião Cabral, entre os dias 3 e 10 de novembro. Foi a terceira tentativa, sendo as duas primeiras como treineira e a última para valer. Em 2022, também na redação, ela tirou 920, já em 2023 Camila alcançou 960 pontos.

“Eu já tinha feito antes. Esse resultado é fruto de uma realização que já vem de muito tempo. Não foi do nada. Exigiu muito estudo e preparo emocional”, disse ela, que começou a fazer um curso preparatório para o exame, entre 2023 e 2024.

Achou que era golpe

Assim que recebeu o e-mail noticiando a pontuação máxima, Camila achou que se tratava de um golpe, mas com a ajuda de uma amiga, ela conseguiu se certificar da veracidade do comunicado.

“O Inep informou que eu tinha tirado a nota mil e que queria entrar em contato comigo. Eu não acreditei e compartilhei com minha amiga, que me incentivou a abrir o site para ver a nota. Eu fiz isso, junto com a minha mãe. Aqui em casa, ficamos todos em êxtase e choramos muito. Eu estava bem nervosa para o resultado. Nem planejava abrir ontem”, frisou.

Camila é filha da dona de casa Vera Lúcia Gonzaga Sobral Aguiar, de 50 anos, e do aposentado Valdson Aurélio Aguiar, de 69 anos.

(Fonte: Folha PE)

Notícias Recentes