Falta de chuvas e nuvens deixa as noites e madrugadas mais frias no interior
(fonte: Diário de Pernambuco)
.
As noites e madrugadas nas cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco têm registrado baixas temperaturas nos últimos dias. Na madrugada desta terça-feira, no município de Brejão, Agreste Meridional, a estação meteorológica da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) marcou 13º. Na vizinha Garanhuns, onde acontece até o próximo sábado o Festival de Inverno, a Apac registrou 15.9º. Em Gravatá, onde a agência não possui estação, o site de meteorologia Climatempo indicou a mínima de 15º, com sensação térmica de 14 º.
A meteorologista da Apac Aparecida Fernandes explica que a falta de chuvas e nebulosidade nessa região tem contribuído para a queda na temperatura, já tradicionalmente mais baixa nos meses de julho e agosto. “Normalmente, esse é um período chuvoso, mas esse ano estamos com chuvas abaixo da média e ausência de nebulosidade. Durante o dia, o sol aquece a Terra jogando radiação e, durante a noite, a Terra emite essa radiação para o espaço e a Terra esfria. Quando há nuvens, elas funcionam como um espécie de cobertor e não deixam que toda radiação vá para o espaço. Por isso nas noites de céu claro esfria mais e mais rápido”. No dia 22 de julho foram registradas as temperaturas mais baixas do ano em Pernambuco. Os termômetros da Apac marcaram 10.5º em Arcoverde, 7º em Brejão e 14.6º em Garanhuns.
Portal voltado principalmente para Surubim & Região, por meio de notícias e opiniões. Mas também direcionado para assuntos relevantes no restante do Brasil e do mundo em geral.