Idoso de 71 anos atinge 8% de gordura corporal e treina quase 40 horas por semana
![](https://surubimnews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Imagem-com-logotipo-2025-02-11T203207.605-1140x620.jpg)
Jorge Shimabukuro usou a atividade física para lidar com a depressão e hoje incentiva milhares de pessoas nas redes sociais.
Com mais de 90 mil seguidores no Instagram, Jorge Shimabukuro, que se autointitula “Guerreiro Samurai”, surpreende pela aparência jovial e por sua rotina de treinos intensa – ninguém diz que ele tem 71 anos, completados em dezembro. Com 8% de gordura corporal – o que é recomendado apenas para atletas -, Shimabukuro conversou com a GQ Brasil e contou como a atividade física transformou e salvou sua vida.
Em 2002, o hoje aposentado enfrentou um golpe devastador: a perda da primeira esposa durante um assalto em São Paulo. A tragédia o levou a uma depressão, e ele passou a utilizar a corrida como uma forma de “punição”.
“Eu pensava que queria ter ido no lugar dela. Mas tinha dois filhos para cuidar, precisava ser forte. Comecei a correr e me sentia bem quando ficava muito cansado, ofegante, no meu limite mesmo, a ponto de passar mal”, explica.
Um dia, enquanto estava correndo, Jorge precisou deitar no chão para se recuperar de um mal estar. “Pensei: ‘Por que estou fazendo isso comigo? Se estou aqui, tenho que viver bem, e não ficar me maltratando’. Decidi que iria cuidar de mim”, relembra.
A partir daí, o aposentado começou a correr de forma mais moderada e a participar de provas de rua, onde conheceu Aline, sua atual esposa. Foi ela quem o incentivou a iniciar na musculação, por achá-lo muito magro. Aos poucos, Shimabukuro passou a ver mudanças em seu físico que o deixou animado a permanecer treinando. Há 10 anos, pega firme e não abre mão de se exercitar.
Com isso, também veio a ideia de produzir vídeos nas redes sociais. “Faço alguns exercícios que muitas pessoas na minha idade não conseguem fazer – até pessoas mais novas. Quero mostrar que nunca é tarde para começar, e que tem que começar enquanto somos independente, conseguimos caminhar. É preciso fortalecer a musculatura, para envelhecer com qualidade de vida.”
(Fonte: GQ)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.