Imóveis da 1ª metade do século passado são demolidos em Surubim
Em um mês, Surubim perdeu três de suas casas mais antigas. No dia 3 de setembro foi demolida a residência onde morou Maria José Mimoso, em frente à Igreja de São Sebastião. O imóvel foi construído no mesmo ano da emancipação política do município, portanto, há 89 anos.
A data de sua edificação constava em um adorno no frontão da casa com os dizeres: “Vila de São Sebastião – 1928”.
A moradia já havia sido modificada no seu interior mas a fachada permanecia conservada como originalmente foi erguida. A proprietária morreu há anos e a residência ficou para um dos sobrinhos que após colocá-la para aluguel por vários períodos, decidiu vendê-la este ano. Na mesma semana, também foi demolido o imóvel que abrigou o Museu Histórico de Surubim, na Avenida Agamenon Magalhães, na frente do Colégio Nossa Senhora do Amparo.
Neste domingo, 1.º de outubro, foi derrubada, na Rua 7 de Setembro, a casa em que morou o casal Oliveiros de Andrade Vasconcelos e Ignácia Alcântara de Vasconcelos, pais do ex-deputado federal Luiz Gonzaga de Andrade Vasconcelos e do médico, ex-vereador de Surubim, Josafá Vasconcelos. Quem assistiu a demolição, contou que móveis ainda existentes no local foram destruídos junto com a construção. Em suma, é importante que os poderes públicos dêem a devida atenção para a preservação dos espaços, símbolos da arquitetura do passado e da história de Surubim.
Fundador e editor-chefe do Jornal Correio do Agreste, além de comentarista político, escritor, pecuarista e entusiasta cultural.