Inclusão social ganha destaque em Casinhas
CULMINÂNCIA — Com o propósito de aprofundar discussões sobre inclusão social da pessoa com deficiência, a Prefeitura de Casinhas, através das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira (25), no auditório da Escola Municipal São Luiz, o I Colóquio da Pessoa com Deficiência, com a participação de vários convidados para debater o tema central da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Física: “Pessoa com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações”.
A abertura foi abrilhantada pela apresentação de uma roda de capoeira inclusiva com o professor Cleanto e os alunos Miguel e Guilherme, além da dança “Puxada de Rede”, representando o trabalho escravo e seu modo de diversão, momento que encantou a plateia do evento, que contou com a presença da vice-prefeita de Casinhas, Maria Pires, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Inácio do Toyota, os vereadores Marcelo Andrade, Gilberto do Posto e Amor de Maria Pires, a secretária de Educação, Verônica Geriz, a secretária de Saúde, Gilsamary Interaminense, o secretário de Agricultura, André Ferreira, o coordenador do CRAS, Leonardo Andrade, a coordenadora do Bolsa Família, Ceça de Serra Verde, os representantes do Conselho Tutelar, Damião Barbosa e Maria de Jesus, além da sociedade em geral.
Mediada por uma das professoras das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a psicopedagoga Maria José, a mesa esteve formada pelo médico Pedro Ribeiro, a fisioterapeuta Katiane Brito, a psicopedagoga Anicléa Leal, a psicóloga Educicléa Alves, a assistente Carla Marques e o deficiente visual e estudante de Engenharia Mecânica Leandro Barbosa, da cidade de Bom Jardim, que responderam perguntas feitas por estudantes acerca de questões como inclusão, direitos, acessibilidade, preconceito, maus tratos, passe livre, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outras questões.
A secretária de Educação de Casinhas, Verônica Geriz, destacou o “trabalho muito intenso e sistemático junto a estas crianças e adolescentes em nossas escolas, a partir das Salas de Atendimento Educacional Especializado, em cinco escolas polos, onde este ano colocamos em funcionamento mais uma sala de AEE, na escola Manoel Basílio”. “No próximo ano estamos com uma meta de implantarmos mais três salas. Temos inserido estas crianças nas salas regulares e assegurado professores auxiliares quando o estudante especial necessita. Temos procurado fazer um trabalho de formação junto aos professores, para melhor atendimento, a partir da atuação das psicopedagogas clínicas das salas de AEE”, assegurou a gestora.
“Hoje aqui se culmina as ações de uma semana de atividades intensas desenvolvidas em nossas escolas. Tivemos a parceria das secretarias de Assistência Social e de Saúde, e estamos cada vez mais juntos, para o desenvolvimento de ações integradas para o fortalecimento de uma educação transformadora. Neste nosso I Colóquio da Pessoa com Deficiência, estamos chamando a população para um entendimento mais amplo e para que a verdadeira inclusão aconteça. O colóquio trouxe, a partir de discussões com diferentes profissionais, a importância de tratarmos a pessoa deficiente com carinho, amor, respeito e com a atenção necessária que cada um precisa. É fundamental que se promova igualdade entre às diferenças sempre. Temos a parceria e apoio total do nosso prefeito João Camêlo e agradecemos muito por ele ter sempre nos atendido e dispensado uma atenção especial para nossa educação”, enfatizou.
No encerramento do evento, a coordenadora pedagógica Betânia Leal, representando a gestão municipal, fez alguns agradecimentos: “O caminho é a ação pela inclusão. A atual gestão do município de Casinhas, na pessoa do nosso prefeito João Camêlo, seguirá comprometida com a busca da ampliação dos direitos dos nossos deficientes. Agradecemos aos profissionais que formaram a mesa deste importante colóquio, assim como às Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde e todas as pessoas envolvidas na programação especial da Semana da Pessoa com Deficiência”.
Fundador do 1° jornal de Casinhas, o extinto “Casinhas Hoje”; correspondente há 20 anos do jornal Correio do Agreste, de Surubim; e editor há 7 anos do 1° blog de notícias da cidade, o Mais Casinhas. O comunicador pioneiro também foi realizador do 1° filme rodado no lugar, “Passarelas, Uma História de Carnaval”, selecionado pelo “Revelando os Brasis”. E é um dos coordenadores do Núcleo Agreste Setentrional da Associação dos Blogueiros de PE.