LUTO: Corpo de Salomão Leal será sepultado nesta sexta no Cemitério de Casinhas
O corpo do empresário e ex-vereador de Surubim, Salomão Leal, será enterrado na tarde desta sexta-feira (04), às 15h, no Cemitério de Casinhas. O dono do Grupo Leal (formado pelo Mercadinho Leal, em Surubim, e o Supermercado e a Padaria Leal, em Casinhas, dentre outros investimentos) faleceu nesta quinta-feira (03) após agravamento do seu quadro de saúde no hospital onde estava internado, em Recife. Salomão era pai do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Casinhas, Lamartine Leal, que no último pleito voltou a disputar o cargo de vice-prefeito, desta feita na cidade de Santa Cecília, na Paraíba.
Como bem descreveu em seu “Perfis de Vencedores” a jornalista Maluma Marques, Salomão Leal era “um homem simples mas com larga visão, de muita seriedade e de conceito. Fez com que o seu trabalho abnegado registrasse importante desenvolvimento no comércio da Terra da Vaquejada com esforços financeiros próprios. Em Surubim, investiu no seu comércio em 1990, tornando-se um grande comerciante em vendas no varejo e atacado para toda a região. E gostava de ver seus clientes bem tratados, como era de costume. Mas não só de gentilezas com a clientela vivia Salomão: ler era seu hobby predileto”.
Também era um amante da cultura popular. Na foto acima, vemos ele na plateia da cantoria especial realizada em abril deste ano na comunidade de Vila Chêus, em Casinhas. Promovida pelo poeta casinhense Klebson Oliveira, o evento contou com a participação da afamada dupla de repentistas Luciano Leonel e Hipólito Moura. Em julho, Salomão também foi anotado prestigiando com muito entusiasmo o II Festival de Violeiros de Casinhas, realizado no Auditório Funpreca, dentro da programação que comemorou os 21 anos de emancipação política da cidade. Deixa a viúva, Annemary Leal, eterna companheira e braço-direito na empresa, e os três filhos dessa união: além de Lamartine, Lafaiete e Leônidas.
Fundador do 1° jornal de Casinhas, o extinto “Casinhas Hoje”; correspondente há 20 anos do jornal Correio do Agreste, de Surubim; e editor há 7 anos do 1° blog de notícias da cidade, o Mais Casinhas. O comunicador pioneiro também foi realizador do 1° filme rodado no lugar, “Passarelas, Uma História de Carnaval”, selecionado pelo “Revelando os Brasis”. E é um dos coordenadores do Núcleo Agreste Setentrional da Associação dos Blogueiros de PE.