Mais de 1,5 mil bolsonaristas já foram presos após ataques golpistas em Brasília

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que, nas últimas 24 horas, foram realizadas cerca de 1,5 mil prisões pelos atos terroristas em Brasília. Apenas no domingo, foram feitas 209 detenções em flagrante, número que se multiplicou com a desocupação do acampamento em frente ao Quartel General do Exército.

“Esse número é sempre atualizado. Neste momento, estão sendo ouvidas 1.200 pessoas, totalizando 1.500 detenções”, anunciou, na coletiva que concedeu ontem à tarde.

As investigações sobre a ação golpista ficarão sob responsabilidade da PF. Dino afirmou que, até o momento, foram identificados financiadores do terrorismo em 10 estados. Pessoas que contrataram ônibus para a caravana que foi a Brasília estão sendo rastreadas.

“Não é possível, ainda, distinguir o financiamento. O que é possível dizer é que havia financiamento. Temos a relação de todos os contratantes dos ônibus, e eles serão chamados”, afirmou.

Além de detenções, 40 ônibus — inclusive alguns já fora de Brasília — foram apreendidos e seus financiadores identificados. Também foi encontrada uma arma de fogo em um dos coletivos.

“Mostra, infelizmente, uma preparação para atos de violência. Temos mandados de prisão expedidos para cumprimento e outros tantos serão solicitados pela polícia judiciária da União”, observou.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desbloqueou nove rodovias que iam ser bloqueadas. Para Dino, os criminosos não tentaram gerar um efeito dominó de badernas.

“Podemos afirmar que os criminosos não obtiveram êxito de ruptura da lei e da legalidade. Havia a expectativa, aparentemente, de que alguns acreditavam que, a partir daqueles eventos simbólicos da subida da rampa do Congresso, do Supremo e do Planalto, se produzisse um quadro de anomia no Brasil e, com isso, houvesse uma situação propiciadora de novas aventuras. Isto foi debelado, foi vencido, e nós acreditamos que, nesse aspecto, o pior passou”, afirmou.

(Fonte: Correio Braziliense)

Notícias Recentes