Menina de seis anos doa cabelo para pessoas com câncer
(fonte: Diário de Pernambuco)
Lição de solidariedade:
Segundo a mãe da criança, Márcia Pedrosa, 45, a menina não foi estimulada a fazer a doação. “A iniciativa veio dela, depois de assistir a programas de televisão sobre o assunto. Ela simplesmente expressou sua vontade”, afirmou. Márcia levou a filha ao HCP para mostrar a ela as pessoas que precisam de perucas. “Tenho certeza que outra mãe vai ficar muito feliz quando receber o produto.”
Essa foi apenas a segunda vez que uma criança doou o cabelo para o HCP, disse Silvana Costa, coordenadora do Rendarte, projeto responsável pelos cortes, confecção e empréstimo das perucas aos pacientes “Um cabelo natural, sem nenhum tipo de química e com esse tamanho tem um valor comercial grande”, analisou. “Todas nós, voluntárias, estamos emocionadas com a atitude dela.”
O ato serviu de exemplo para outras crianças da igreja que Gabriela frequenta em Lajedo. Uma delas pediu para viajar com ela ao Recife, mas foi aconselhada a deixar o cabelo crescer um pouco mais. O conselho também é repetido pelo HCP. “Ano passado a mídia divulgou muito nosso projeto e fizemos um ótimo estoque de cabelo”, afirmou Silvana Costa.
As duas costureiras do projeto estão afastadas. “Se alguém se interessar em aprender, o projeto ensina, mas a pessoa assina um contrato para ficar por um ano conosco, disse a coordenadora do voluntariado, Maria da Paz, 58. Quem quiser ser voluntário do Hospital do Câncer deve ligar para (81) 3271.8236 e fazer uma visita ao local.
Portal voltado principalmente para Surubim & Região, por meio de notícias e opiniões. Mas também direcionado para assuntos relevantes no restante do Brasil e do mundo em geral.