Morre aos 98 anos, Noé Souto Maior, ex-prefeito de Bom Jardim

Noé Souto Maior governou Bom Jardim por duas vezes. (Foto: Divulgação)
Morreu de causas naturais, na noite desta segunda-feira (5), o ex-prefeito de Bom Jardim, Noé Souto Maior, uma das maiores lideranças políticas da região. Ele tinha 98 anos e faleceu na residência em que morava no Centro da cidade.
Alfaiate, escrevente de cartório, tabelião, prefeito, escritor. A trajetória de Noé Souto Maior está contada no livro “Rabiscos de Memórias dos 90 Anos”, que ele lançou em 2017 e foi homenageado, pela Assembleia Legislativa naquele ano.
Na obra, ele conta que depois de trabalhar como alfaiate por alguns anos em Recife, seguiu para Moreno, na Região Metropolitana, onde atuou como secretário na prefeitura. Após deixar o cargo, se mudou para Bom Jardim, a fim de assumir uma secretaria municipal.
A experiência adquirida em Moreno, levou Noé Souto Maior ao primeiro mandato de prefeito de Bom Jardim, entre 1963 e 1967. Depois de ser eleito vice-prefeito em 1972, voltou a comandar a Prefeitura de Bom Jardim até 1976, em razão da licença de Oswaldo Lima.
Durante a ditadura militar, (de 31 de março de 1964 a 1° de janeiro de 1989) ,Noé Souto Maior fez de Bom Jardim um reduto da esquerda, após perder as eleições, pela primeira vez para o candidato Coronel Sebastião Rufino, do antigo PFL, da direita. Noé foi um dos fundadores do Movimento Democrático Nacional (MDB) em Pernambuco e mantinha fortes ligações com lideranças da esquerda como Miguel Arraes.
Ele era tabelião aposentado do TJPE, viúvo e deixa cinco filhos, além de netos e bisnetos. O prefeito João Francisco da Silva Neto (Janjão), decretou luto oficial por três dias e ponto facultativo nos órgãos públicos do município nesta terça-feira (6). O velório acontece na casa do político no centro da cidade e o sepultamento está marcado para às 17h, no Cemitério de Bom Jardim. Antes, o ex-prefeito receberá as homenagens na sede da Prefeitura, às 14h, prédio onde foi a antiga estação ferroviária desapropriada pelo próprio Noé na sua gestão de 1964 para ser a sede do Poder Executivo municipal.
(Fonte: Correio do Agreste)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.