Nordeste é a região brasileira campeã de notas mil na redação do Enem
Das 60 redações que conquistaram a nota máxima no Enem 2023, 25 foram escritas por candidatos do Nordeste. Seis dos nove estados tiveram alunos com a sonhada nota mil, ficando à frente da região Sudeste, que acumulou 17 gabaritos nos quatro estados. O resultado nacional representa uma melhora em relação à edição de 2022, quando apenas 18 participantes tiraram nota máxima na redação.
As notas individuais, divulgadas nesta terça-feira, revelaram que, na região Nordeste, os estados com mais notas mil foram Rio Grande do Norte e Piauí, cada um com seis gabaritos. Na Bahia e no Ceará foram quatro, três no Sergipe e dois em Pernambuco. Apenas Maranhão, Paraíba e Alagoas não tiveram alunos com nota máxima.
A soma da região é quase metade dos gabaritos totais do país. Nesta edição, o desempenho nacional apresentou uma melhora significativa: um aumento de 233% em relação ao ano anterior, quando apenas 18 participantes escreveram textos perfeitos.
Nas redes sociais, candidatos nordestinos celebraram o desempenho da região na prova. “41% dos alunos que tiraram 1000 na redação do nordeste, somos os maiores”, escreveu um internauta. “A região do Brasil com mais notas mil na redação do ENEM é o Nordeste. Um tapa na cara dos xenófobos e preconceituosos. Protagonismo histórico desde sempre!”, declarou outra pessoa.
(Fonte: O Globo)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.