Nova escola é inaugurada em clima festivo com a presença da população do Catolé
(fonte: Charles Nascimento/ Blog Mais Casinhas)
A Prefeitura de Casinhas, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na tarde desta segunda-feira (15), em clima bastante festivo e com a presença numerosa de moradores locais, a nova escola do sítio Catolé de Mitonho. Localizada às margens da rodovia PE-102, a nova unidade de ensino fica bem próximo da Escola Gedeão Almeida, que agora passará a funcionar no local. Com a transferência, o prédio da antiga escola deverá ser transformado num espaço de cidadania, cujo projeto já está em fase de conclusão pela municipalidade. Já a nova unidade de ensino brevemente passará a se chamar “Escola Municipal Nilo Soares” em homenagem póstuma a um morador da localidade.
Além da população, também marcaram presença no evento a prefeita Rosineide Barbosa e toda sua equipe de auxiliares: a secretárias Maricely Almeida (Educação), Alessandra Soares (Assistência Social) e Laura Sousa (Finanças); os secretários Sinha do Junco (Juventude, Cultura e Esportes), Antônio Araújo (Infraestrutura) e Rossivaldo Araújo (Administração); e também a presidente da Câmara de Vereadores, Fátima do Sindicato, o vereador Lázaro Santana e as vereadoras Magda Roberta e Euda Gomes; os ex-vereadores Walter Borges, Sandoval Leal, Florisvaldo Barbosa, Severino Vieira e Everaldo Barbosa (este último representando seu irmão, o vereador Gilberto do Posto), entre outros.
A cerimônia de inauguração teve início com uma benção proferida pelo padre José Ramos Falcão, responsável pela área pastoral de Casinhas. A nova escola conta com cinco salas de aula, biblioteca, sala de vídeo e computação, secretaria, direção, coordenação, almoxarifado, banheiros dos funcionários, banheiros dos alunos, cozinha com dispensa e um amplo pátio e espaço externo. A obra foi realizada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Executivo Municipal. Autora do requerimento para construção da escola, a presidente da Câmara, Fátima do Sindicato, afirmou que tinha certeza que a obra seria inaugurada pela atual prefeita de Casinhas. “Sempre tive no meu coração que quem iria inaugurar esta escola seria a prefeita Rosineide Barbosa. Apesar de toda essa crise que está acontecendo, Deus iluminou essa pessoa corajosa e batalhadora para que ela conseguisse finalizar esta obra, que não pertence à prefeita, na verdade, é um presente muito especial que ela entrega aos moradores da comunidade do Catolé”, afirmou.
Autora do requerimento para construção da escola, a presidente da Câmara, Fátima do Sindicato, afirmou que tinha certeza que a obra seria inaugurada pela atual prefeita. “Sempre tive no meu coração que quem iria inaugurar esta escola seria a prefeita Rosineide Barbosa. Apesar de toda essa crise que está acontecendo, Deus iluminou essa pessoa corajosa e batalhadora para que ela conseguisse finalizar esta obra, que não pertence à prefeita, na verdade, é um presente muito especial que ela entrega aos moradores da comunidade do Catolé”, afirmou.
A prefeita Rosineide Barbosa destacou, na ocasião, seus esforços para conseguir concluir a obra iniciada em 2010, mas abandonada pela gestão anterior, e reafirmou seu compromisso com a população do município. “Estamos entregando a escola para que os nossos alunos tenham mais condições e qualidade de aprendizagem. Para que nossos professores tenham mais gosto e desejo de transmitir o ensinamento para nossas crianças. Tudo isso é fruto de compromisso meu e de toda a minha equipe com o povo de Casinhas. Deus ilumina, protege e encaminha e foi graças a Ele que conseguimos concluir esta obra. Eu até cheguei a pensar, em alguns momentos, que não fosse conseguir entregar. Mas isso é só o começo de muitas obras que vamos inaugurar no decorrer deste ano. Apesar da crise, nós não podemos retroceder, não podemos dar um passo atrás. Nós temos que caminhar para um futuro melhor que Casinhas já tem neste momento”, comemorou a gestora. O evento também foi animado com apresentações da banda fanfarra da Escola Luiz Ventura, da comunidade de Lagoa de Pedra, e de um grupo cultural denominado “Zumba”, formado apenas por mães de alunos da Escola Gedeão Almeida. Por fim, oficializando a inauguração, foi feito o descerramento da fita. Após a cerimônia os convidados puderam conhecer as dependências da escola e participar da confraternização em um coquetel. A nova escola começa a funcionar normalmente a partir desta terça-feira (16).
Portal voltado principalmente para Surubim & Região, por meio de notícias e opiniões. Mas também direcionado para assuntos relevantes no restante do Brasil e do mundo em geral.