Novos cenários para a campanha política em Surubim
CONJUNTURA POLÍTICA /// Temos conversado ultimamente sobre os possíveis candidatos a prefeito de Surubim com vistas ao pleito vindouro. Um dos nomes citados é o do ex-prefeito Flávio Nóbrega, outro o de Nilton Mota Filho e um terceiro é o do próprio prefeito, candidato natural do PT, Túlio Vieira. Comenta-se também a participação do deputado estadual Dr. Valdi. Não acreditamos que apareçam outras indicações, salvo se o PSol ou o PV, insatisfeitos, lancem alguma candidatura. Essa é uma possibilidade não descartada.
Como nosso espaço é pequeno, enfocaremos agora, em primeiro plano, a candidatura do ex-prefeito Flávio Nóbrega. Sabe-se que ele vem se articulando nos bastidores, seguindo a trilha que em eleições passadas o levou a duas vitórias consecutivas. O que se pensava no tocante ao impedimento à sua candidatura em decorrência das denúncias fartamente comprovadas de corrupção em seu governo, certamente não acontecerá. As nossas leis são verdadeiras mães para acobertar tudo que é malandragem de políticos. Parece até que roubar dinheiro público nem é pecado — haja vista a paparicação de grande número de lideranças religiosas que gravitam em torno deles —, nem crime. É mais fácil um ladrão de galinhas ir pra cadeia do que um larápio dos cofres públicos passar uma semana por trás das grades.
Nessa corrida para retornar à prefeitura, Flávio Nóbrega terá que mudar de partido. Lá no PT seu prestígio despencou. Tanto Túlio Vieira quanto a direção do Sindicato do Trabalhadores, que estão com o poder partidário nas mãos, querem vê-lo pelas costas. Existem razões de sobra para isso. Outro livro como o de Orlando seria pequeno para conter tanta mágoa. Que partidos acomodariam o ex-prefeito? Não faltarão agremiações partidárias para acomodá-lo. Ele é quem vai escolher, excetuando, é claro, o próprio PT, o PSOL e o PV, não será surpresa pra ninguém ele vestir as cores de qualquer outro partido.
Vejamos o comportamento de Nóbrega num cenário com três candidatos: Nóbrega x Túlio x Candidato do PSB. Neste caso, qualquer candidato do PSB venceria o pleito. Segundo cenário: Nóbrega x Túlio x Ana Célia x Dr. Valdi. Nóbrega teria tudo pra ganhar a eleição, pois a candidatura de Ana Célia, desgastada por três pleitos anteriores, teria boa margem de votos subtraída pelo Dr. Valdi. Terceiro cenário: Túlio x Nóbrega x Dr. Valdi x Niltinho. Neste caso, Niltinho com o seu alto poder de articulação e sua capacidade de atrair para sua candidatura lideranças municipais poderia levar a melhor. Essas são apenas conjeturas. Muita água deve rolar, inclusive, o prefeito Túlio Vieira tem um bom tempo para dar uma alavancada em sua administração e alterar a correlação de forças.
Fundador e editor-chefe do Jornal Correio do Agreste, além de comentarista político, escritor, pecuarista e entusiasta cultural.