O drama dos cães abandonados, em Surubim
O drama dos cães abandonados lembra a dura vida dos sem teto, numa analogia triste e real. Em Surubim o caso dos animais de rua não tem apoio significativo do poder público (e do secretário responsável), até então. Pra completar, atualmente há uma grande concentração de cachorros no entorno da Exposição de Animais, presidida por Aldo Leal.
O presidente da “Sociedade de Criadores de Surubim” colaborou com explicações acerca do assunto para voluntárias que lutam pra reverter tal situação. Ele destacou que “a exposição é um local de agropecuária e corre contra o tempo pra organizar um evento entre os dias 20 e 24 de agosto”, logo, “não pode servir de amparo para os cães que transitam ao redor das cocheiras”. Todavia, Aldo fez questão de frisar que dependendo da demanda e do apoio da Prefeitura, há a possibilidade de alojar temporariamente os animais num terreno da exposição que não vem sendo utilizado no momento.
O fato é que Janaina Farias, Maria Aparecida, Cleonice Moura, Rosa Aratakis e Elaine Leite, são algumas das “mães momentâneas” dos animais que têm como única perspectiva de vida esperar a morte no terreno onde são deixados por antigos donos. Mais do que carinho e alimentação, as voluntárias se portam como veterinárias improvisadas e auxiliadoras dos bichos que clamam por castração, cuidados médicos e moradia adequada, dia após dia.
Confira abaixo algumas fotos da situação dos animais:
[doptg id=22]
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.