Orobó e seus 95 anos de emancipação
Tal qual Surubim, Orobó elevou-se à categoria de município através da Lei Estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928, assinada pelo governador, Estácio de Albuquerque Coimbra.
Os povoadores iniciais da localidade, conhecida nos primórdios como Olho d’Água das Bestas, foram criadores de gado vindos de Paudalho.
Em outrora detinha a denominação “Queimadas” – decorrente dos incêndios ocorridos à época durante o cultivo de cana-de-açúcar. Somente após o Decreto-lei Estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, houve a renomeação para “Orobó” – nome do riacho corrente em suas terras.
Situado no Planalto da Borborema, com área total de 140,785 km², Orobó faz fronteira com Umbuzeiro (PB), Bom Jardim (PE), Machados (PE), São Vicente Férrer (PE) e Casinhas (PE). Possuindo atualmente população estimada em 21.808 pessoas, segundo o Censo do IBGE de 2022. O que representa uma queda de -4,68% em comparação ao Censo 2010.
Atualmente com 95 anos de emancipação, Orobó é governado pelo prefeito, Severino Luiz Pereira Abreu (UNIÃO). Tendo como um dos seus principais cartões-postais, a Igreja da Conceição.
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.