Os 185 municípios de Pernambuco com dengue
(fonte: Mais Casinhas/Folha de Pernambuco)
Os 185 municípios do Estado têm notificações de dengue. Muito deles estão vivendo uma epidemia. Já são 8.492 casos em investigação e 1.366 confirmados neste ano. Isso em apenas dois meses e 15 dias. Essa é a situação de Pernambuco em relação à doença, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Recife é o município com a maior incidência absoluta de episódios notificados, 3.486. Desse montante, 708 infecções foram confirmadas, o que representa um aumento e 611,4% em comparação com o mesmo período de 2014.
Para os infectologistas, esses números revelam que população e poder público se descuidaram. As pessoas deixaram de lado cuidados simples como evitar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, como garrafas destampadas, pneus acumulando água e reservatórios sem tampas. Já os gestores, faltou investir em campanhas educativas.
“A população está deixando de cuidar da água parada e faltam campanhas educativas de prevenção. Houve uma explosão de registros. E os casos podem ser até maiores, pois os sintomas estão diferentes. A dengue vem se apresentando de outra forma, podendo ser apenas manchas no corpo, por exemplo. E acaba sendo subnotificada”, alertou o médico infectologista Moacir Jucá, do hospital Agamenon Magalhães, acrescentando que há uma nova forma do vírus.
Portal voltado principalmente para Surubim & Região, por meio de notícias e opiniões. Mas também direcionado para assuntos relevantes no restante do Brasil e do mundo em geral.