Os discursos dos políticos pernambucanos no Dia da Independência do Brasil
Eram por volta das 7h30 da manhã
desta quinta-feira (07) quando começaram as primeiras movimentações para o Desfile Cívico-Militar de Pernambuco na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, na Zona Sul do Recife. Alguns minutos depois, chegava a governadora Raquel Lyra (PSDB), que participou da revista da tropa junto ao comandante militar do Nordeste (CMNE), o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos.
Logo após ao procedimento que deu início à apresentação de escolas estaduais e municipais e tropas militares de diversos segmentos, (entre eles: Aeronáutica, Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar) Raquel Lyra fez um breve pronunciamento à imprensa celebrando o seu primeiro Dia da Independência como chefe do executivo estadual e o 201º da história do país.
“Um prazer estar aqui neste dia simbólico que é a independência do Brasil, resgatando a nossa história, a nossa tradição. Pernambuco sempre está à frente das lutas libertárias no nosso país, e hoje poder celebrar junto com as forças armadas, junto com as forças operacionais de milícia, com as escolas do nosso estado, dos nossos municípios, com muita alegria tenho a honra de ser a primeira mulher governadora de Pernambuco”, discursou.
“Queria fazer uma reflexão aqui: de que a nossa independência ainda está pela metade. Enquanto a gente tiver pessoas passando fome, pessoas sem acesso à água, mulheres que não tem onde deixar seus filhos na escola, a gente ainda tem um trabalho imenso pela frente. Essa sim é a verdadeira democracia, a verdadeira independência do nosso país. O dia de hoje é de muita alegria, celebração e reflexão”, completou Raquel Lyra.
O foco maior foi a celebração, que a governadora acompanhou como espectadora junto a representantes das Forças Armadas e do Governo Estadual. O desfile se encerrou por volta das 10h30. Estiveram presentes a vice-governadora Priscila Krause, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, o major-brigadeiro do ar, João Campos Ferreira Filho, comandante do II Comando Aéreo Regional (Comar), além dos secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Proteção às Drogas), Ana Maraísa (Administração), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Mariana Melo (Mulher), Ivaneide Dantas (Educação) e a chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Simone Aguiar.
(Fonte: Diario de Pernambuco)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.