Pernambuco registra em 2025 a menor taxa de mortes violentas da série histórica

Estado teve ano passado a taxa mais baixa de Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes dos últimos 22 anos, divulga governo. Redução foi de 9,5% em relação a 2024.
Entre janeiro e dezembro de 2025, Pernambuco registrou a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) por 100 mil habitantes da série histórica, iniciada em 2004.
O índice foi de 32,7, o que representa uma redução de 9,5% nas mortes violentas em relação a 2024. Segundo o governo do estado, foram 330 vidas preservadas ao longo de 2025.
De acordo com o governo, o maior número de mortes violentas por 100 mil habitantes em Pernambuco foi registrado em 2017, quando a taxa chegou a 57,1. Até então, o menor índice havia sido observado em 2013, com 34,1 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Ações
O governo apontou o combate à circulação de armas de fogo irregulares e ao crime organizado como as principais ações das operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) na garantia dos resultados na redução da violência letal.
Desde o início de 2023, as forças de segurança apreenderam 18.342 armas de fogo em todo o território pernambucano, retirando armamentos de circulação e prevenindo crimes graves.
Também foram destacadas operações especiais de caráter interestadual, como a Divisa Integrada, realizada em parceria com os estados do Ceará, Paraíba e Piauí; a operação Vale do São Francisco Seguro, com a Bahia; e a Nordeste Integrado, que envolveu ações conjuntas nas divisas de oito estados nordestinos.
(Fonte: Folha PE)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.













