Pernambuco se une pela Transnordestina
Lideranças políticas e entidades empresariais de Pernambuco assinaram, na segunda-feira (17), um manifesto em defesa da reinclusão do Ramal Salgueiro-Suape no projeto da Ferrovia Transnordestina. O ato ocorreu durante encontro realizado na Casa da Indústria, no bairro de Santo Amaro, no Recife, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) em parceria com a Federação do Comércio (Fecomércio), a Câmara Americana de Comércio (Amcham) e o Movimento Atitude.
A reunião contou com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de empresários de diversos setores da cadeia econômica estadual, entre eles o presidente do Conselho de Administração da Rede Moura Brasil e Cone Sul, Paulo Sales; o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, Pio Guerra; e Guilherme Ferreira Costa, do Atitude.
Durante o evento, o bloco empresarial assinou e entregou às autoridades políticas um documento que defende a permanência de Pernambuco na Transnordestina. “Defendemos a concretização da inclusão integral do projeto original da Transnordestina e a sua inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 3 e no Plano Plurianual (PPA). A Transnordestina é um projeto estruturador para o desenvolvimento do Nordeste e não pode mais ser prejudicado com a prorrogação por inteiro dessa obra tão primordial para o seu desenvolvimento”, relata um trecho do manifesto.
Presidente da Fiepe, Ricardo Essinger enfatizou a importância da construção da ferrovia para o estado e lembrou que os primeiros investimentos começaram a ser feitos em 2008. Segundo ele, há possibilidade de os investidores abandonarem o trecho pernambucano, o que seria um retrocesso para a economia, “tendo em vista o grande desenvolvimento do Porto de Suape”. “Caso Pernambuco fique de fora do traçado, o Nordeste vai estar fora do mapa ferroviário. Há o trecho do Ceará e do Sul da Bahia, mas haverá, em nosso estado, um grande vácuo. […] Espero que essa reunião sirva para movimentar os políticos e a sociedade pernambucana.”
A governadora Raquel Lyra (PSDB) destacou que a Transnordestina está entre as prioridades do Governo de Pernambuco e que o projeto consta como uma das principais obras no plano de investimento apresentado para a bancada pernambucana no Congresso Nacional. “Nossa região é parte da solução do Brasil e a diferença logística que temos pela nossa posição geográfica carece de recursos. Abandonar as obras da Transnordestina em Pernambuco é retirar um sonho para as próximas décadas.”
Já a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), garantiu que o estado não vai ficar de fora do projeto da ferrovia. E lembrou que a alteração no traçado original foi feita no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu era vice-governadora e acompanhei de perto os esforços que o governador Paulo Câmara fez para reagir à atitude preconceituosa de conotação ideológica inaceitável da gestão anterior. Essa é uma causa do Nordeste e o presidente Lula (PT) não vai deixar abandonar Pernambuco”, pontuou.
A respeito da captação de investimentos para a Transnordestina, o deputado federal Pedro Campos (PSB) explicou que existe, por parte do governo federal, a previsão de se destinar R$ 2 bilhões para a obra, orçada em R$ 6 bilhões. “Mas precisamos ver isso se concretizar dentro do orçamento. Além disso, há a possibilidade de captação de recursos pela iniciativa privada. É uma obra que não tem a possibilidade, do ponto de vista da engenharia, de ser concluída em um ano, então precisamos ver a sinalização do governo federal para saber se o orçamento vai existir no ano que vem, e identificar o ritmo da obra e quando será a finalização.”
Participaram do encontro o superintendente da Sudene, Danilo Cabral (PSB), o presidente do Porto de Suape, Márcio Guiot, e os senadores Teresa Leitão (PT) e Humberto Costa (PT). Entre os parlamentares que coordenam a bancada em defesa da ferrovia, marcaram presença Mendonça Filho (UB), Silvio Costa Filho (Republicanos), Carlos Veras (PT), Mário Ricardo (Republicanos) e José Patriota (PSB).
(Fonte: Diario de Pernambuco)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.